Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 30 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: 2º Jogo Particular

Ontem realizei mais um teste à minha jovem equipa. Depois da vitória da semana passada por 5-4 e da boa exibição aguardava com alguma expectativa este jogo. Os miúdos ganharam 5-0 mas eu fiquei um pouco "desiludido". Parece uma incongruência esta minha sensação, mas como treinador não posso ficar completamente satisfeito pois, apesar da vitória, o que se trabalhou durante a semana não teve o efeito pretendido.

Iniciei o jogo com todos os jogadores que foram suplentes no encontro passado, defendo convictamente que nestas idades todos têm de jogar de igual forma, não são os resultados que interessam apesar que achar que temos de incutir um espírito vencedor aos jovens. Criámos inúmeras ocasiões de golo mas devido a alguma ineficácia e uma grande exibição do guarda-redes contrário o golo tardou e muito. Talvez devido a essa demora no golo e devido ao grande domínio da minha equipa os miúdos "esqueceram" que se trabalhou durante a semana a manutenção da posse de bola, com exercícios de superioridade/inferioridade numérica, jogo do quadrado, etc. Os lances individuais começaram a ocorrer constantemente e assim ainda mais difícil se tornou a procura do primeiro golo.

Com o resultado de 0-0 ao intervalo procurei mostrar aos meus atletas que não estavam a realizar um bom jogo apenas porque não estavam a fazer nada do que se tinha treinado durante a semana e que bastava mudar esse aspecto que o golo ia acontecer.

Foi o que aconteceu, mudança de atitude na segunda parte, o jogo tornou-se mais fácil e os golos apareceram. Acabou com o resultado de 5-0 e mais uma vez os miúdos contentes.

Como disse não gostei muito do jogo, mas há algo de positivo a retirar destes dois jogos, as conversas com os jovens ao intervalo têm surtido efeito pois é notória a mudança de mentalidade nas segundas partes.

Segue-se mais uma semana de muito trabalho, a vontade de melhorar esta equipa e sobretudo estes miúdos é muita.

P.S. – O sorteio não foi NADA favorável, mas sou ambicioso e quem sabe se não podemos surpreender!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: Por causa dos adultos...

Neste espaço, diário do treinador, irei colocar alguns textos que não estão directamente relacionados com o treino mas que me fazem pensar enquanto treinador de jovens.

Durante a realização de um estudo efectuado por Glyn C. Roberts acerca da prática desportiva juvenil nos EUA, após a realização de uma competição que tinha estado a observar no quadro desse estudo, o autor acompanhava dois dos jovens intervenientes que tinham acabado de participar como adversários nessa prova, que se deslocavam na direcção de suas casas.

A conversa decorria de forma bastante alegre, com os jovens discutindo de forma entusiástica as peripécias do jogos e das situações mais curiosas que tinham acontecido.

Ao aproximarem-se das suas casas e momentos antes de se separarem, um deles, voltando-se para o outro, perguntou qual tinha sido o resultado final e quem tinha ganho. Perante a incerteza da resposta, iniciou-se uma discussão mais acalorada, que Glyn Roberts tentou ver esclarecida, afirmando que não era o resultado o mais importante da competição, estranhando sobretudo a diferença de relacionamento que verificava entre os dois jovens a partir dessa altura.

A explicação veio pronta. Um dos rapazes, dirigindo-se a ele, afirmou que estava a chegar a casa e a primeira pergunta que o pai lhe ia fazer era para saber quem tinha ganho. E ele não queria deixar de responder ao interesse do pai...
futjovem.blogspot.com
Fonte: treino de jovens - o que todos precisam de saber!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: 1º Jogo Particular

Este fim de semana fiz o primeiro teste à minha equipa, confesso que estava ansioso por ver como se portavam os miúdos.

Quando a equipa adversária entrou para o aquecimento logo me saltou à vista a diferença física, a minha equipa é muito baixa, tinham 3 miúdos que eram bem mais altos que os meus atletas.

Nos primeiros minutos um desses jogadores num remate de longe inaugurou o marcador e pensei que dificilmente iria ganhar o jogo devido a essa diferença física. Os miúdos logo trataram de confirmar que os "homens" não se medem aos palmos e com um futebol agradável para inicio de época deram a volta ao marcador ficando a minha equipa a ganhar por 2-1. Como era um jogo de treino e esses jogos servem para observar todos os jogadores comecei a trocar jogadores e senti algum receio nos que entraram a seguir e raramente ganhava uma bola dividida. Voltamos a ficar em desvantagem agora por 2-3 e assim acabou a primeira parte.

Ao intervalo falei com os miudos que acabaram o jogo, notei alguma tristeza neles, perceberam que estiverem um pouco inferiores aos colegas que tinham iniciado a partida. Como voto de confiança, essa mesma equipa iniciou a segunda parte e a diferença de atitude foi enorme. Conseguiram o empate e estavam a jogar muito bem. Voltei a trocar os atletas aos poucos e vi novamente a minha equipa a sofrer um golo num remate de longe (tenho de melhorar muito estas situações) mas com uma vontade que me surpreendeu foram à luta e conseguiram vencer o jogo por 5-4.

É bom ganhar, toda a gente gosta, mas o aspecto mais positivo foi a atitude dos miudos sem medo de jogadores fisicamente muito superiores. Gostei da postura dos pais sempre a apoiar os miudos e a incentivar os miudos à "luta" pois também eles pensaram que seria dificil.

Foi um teste positivo mas como treinador nunca estou satisfeito e há mesmo muitas coisas a corrigir! Para a semana há mais.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

NOTICIAS NACIONAIS: Sporting 5-2 Manchester United


A equipa de juniores do Sporting derrotou a congénere do Manchester United, por 5-2, num jogo treino realizado no relvado principal do Estádio Universitário, na manhã do dia da partida entre as equipas principais. Frente a uma equipa que vencera a champions youth cup, disputada na Malásia no último Verão e que utilizou seis jogadores com idade de sénior, o Sporting revelou as razões de ser considerada uma das melhores escolas de formação do mundo, goleando o Manchester United.
Ao intervalo, o Sporting já ganhava por 4-0 com golos de Diogo Viana (16' e 32') e William Owuso (25' e 35').O Manchester reduziu para 4-1 por Dong Fangzhou aos 51'. Bruno Matias fez o 5-1 aos 66' e Lee Martin estabeleceu o resultado final aos 87'.
Fonte: site oficial do SCP

domingo, 16 de setembro de 2007

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Nikon Jevtic

Falaram-me deste jovem, fui ver ao youtube e fiquei maluco! O melhor é verem!



Jogava no Valencia e há pouco tempo assinou pelo Schalke 04 até 2009, quando tinha o Bayern Munique, o PSV Eindhoven e grandes clubes de Espanha e de Inglaterra interessados neste talento da Europa de Leste. E ainda só tem 13 anos...

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: História de um Guarda-Redes

Tenho um aluno na escola de futebol que quer ser guarda-redes. Até aqui tudo normal, a maioria é certo que quer é marcar golos mas, este não é um caso único. Esse meu aluno todos os treinos é o primeiro a chegar acompanhado pela mãe, que já me confessou que ele só fala em futebol, chega a dormir com uma bola e com as luvas na cama.


Durante os treinos faz a parte introdutória com os restantes colegas e em seguida vai logo a correr ocupar uma das balizas que será utilizada na parte principal do treino e no próximo exercício.

Durante todo o treino fica como guarda-redes e, raramente defende um remate, quando se atira já a bola está na baliza, os colegas, como miúdos que são, ficam muito chateados com ele e dizem-lhe que não defende nada. Isto acontece durante o treino todo. Se isto se passasse com qualquer jogador de competição, até mesmo dos seniores provavelmente no dia seguinte não queriam treinar, reagiam mal e faziam a chamada “birra”.

Este aluno no dia seguinte é de novo o primeiro a chegar, alegre e pronto para mais um treino!

Esta é a história de um aluno que apenas quer “jogar à bola” é isto que o faz feliz. Tenho pena que muito deste espírito se perca em vários jovens, muitas vezes os treinadores e os próprios pais colocam tanta importância nos resultados que a alegria de jogar se perde...

domingo, 9 de setembro de 2007

OFF-TOPIC: Selecção de Rugby

Hoje dei por mim ansioso, a olhar constantemente para o relógio e por volta das 16:45, saí de casa e fui para um café. Este ritual costuma ser normal em mim quando se trata de um jogo de futebol, mas hoje a razão era outra. Os "Lobos"! Quando cheguei fiquei espantado, estava cheio, todos olhavam para o ecrã, eram vários os comentários e era visível que o rugby era uma modalidade desconhecida para a grande maioria deles, alguns perguntavam como era a pontuação, a duração do jogo e até se havia tácticas mais ofensivas e defensivas, eu fui tentando responder a estas questões, confesso que sou um admirador da modalidade e como estudante de ciências do desporto tenho certas noções do jogo que os restantes não tinham.
Durante o jogo reparei o olhar admirado dos meus “companheiros”, todos sabiam que Portugal é a única selecção amadora do mundial, mas a entrega, a luta, a garra que os nossos “portugas” tiveram em campo fez com que o jogo fosse vivido com grande entusiasmo e quando Pedro Carvalho fez aquele ensaio histórico houve gritos, palmas enfim todos vibraram. O resultado final foi desnivelado mas todos sabiam que os “lobos” tinham dado o melhor pelo nosso país e que deviam estar orgulhosos nos nossos “pequenos” jogadores.

Nota: Uma palavra também para a nossa selecção da Basquetebol que está a fazer um bom europeu. O sonho continua!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

SELECÇÃO: Treino dos Sub 17

Hoje resolvi ir ao complexo do Jamor, tal como várias pessoas que gostam de ver as suas selecções treinar, mas enquanto todos se derigiam para o relvado principal, para ver Scolari, Cristiano Ronaldo e todas as outras estrelas eu continuei o meu caminho e fui para o relvado nº4 para observar o treino da selecção sub-17.

Na ausência de Agostinho Oliveira, que está com a Selecção Nacional Sub-19 na Irlanda, onde ontem ganhou por 1-0 à selecção irlandesa no primeiro jogo de preparação, os trabalhos foram orientados por Carlos Dinis e Emílio Peixe, que têm à sua disposição um grupo de 26 jogadores.

O antigo Internacional português foi o responsável pela parte introdutória do treino onde realizou um exercício dinâmico (Quadrado) e alguns alongamentos. Tal como na véspera foi realizado um jogo formal, de onze contra onze, onde foram postas em prática as indicações de Carlos Dinis que, sempre que necessário, corrigia a movimentação dos jogadores.


Este estágio visa já preparar o apuramento para o Europeu da categoria. Portugal vai estar envolvido no primeiro mini-torneio, que está agendado para o próximo mês de Outubro, na Estónia. Além da formação da casa, a Equipa das Quinas vai enfrentar, no Grupo 11, as representações de Inglaterra e Malta, sendo que as duas primeiras classificadas garantem a qualificação para a Ronda de Elite, a decisiva etapa de apuramento para o Europeu.
Até lá, os Sub-17 lusos vão realizar dois jogos particulares com a Geórgia, nos dias 18 e 20 de Setembro, no Municipal do Cartaxo (17h00) e no Campo Chã das Padeiras (11h00), respectivamente.


Nota: Como eu gosto de ver o compexo do Jamor animado! No relvado principal treinava a selecção A, no nº4 os sub-17, tinhamos a selecção Ucraniana e penso que a inglesa de hóquei de campo a treinar no campo sintéctico, tive aportunidade de ver a "nossa" Vanessa Fernandes na companhia de Bruno Pais nos seus treinos para além de várias pessoas no seu jogging habitual. Deixo apenas uma nota, espero que as obras que estão a ser operadas no vale do Jamor, que bem precisa, não seja apenas em função do futebol, há muitas outras modalidades e promessas que precisam de ser cumpridas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Regresso ao trabalho!

Pois é, estou de volta ao activo. Se para uns é um sacrifício este regresso, confesso que para mim nem por isso. Claro que as férias sabem muito bem, não é essa a questão, aliás como eu gostava de estar esta semana na República Dominicana, mas estou de regresso e realmente gosto daquilo que faço.

Esta semana regresso aos treinos, agora com o aliciante de começar mesmo na base da pirâmide do futebol de formação, vou treinar uma equipa de Escolas B (98/99) a primeira equipa vinda das escolas de formação onde também estou inserido. É um grupo de jovens com muito valor e que me dará uma enorme satisfação continuar a acompanhar a sua evolução.

Os treinos da escola de formação começam uma semana mais tarde, é um trabalho diferente mas com o seu fascínio e que terá igualmente a minha dedicação. Foi com este trabalho que me iniciei e no qual se aprende imenso ao nível da planificação e gestão de treino.

Também irei regressar ao meu trabalho de observador, embora ainda sem ter as coisas muito bem definidas. Será o meu terceiro ano nesta função e este verão aproveitei para alargar a minha rede de conhecimentos (sempre importante) que me deixa com algumas espectativas para a próxima época, mas como disse as coisas ainda não estão muito definidas. Este trabalho também me permite observar um pouco do trabalho realizado por outros técnicos e consequentemente tirar algumas ideias para o meu trabalho. Aproveito para dizer que me preocupa como se trabalha com jovens em alguns clubes, na minha opinião é um trabalho que deveria ser muito mais valorizado. É aqui que são formados atletas e sobretudo pessoas.

Por fim dia 17 de Setembro também regressa a Faculdade e como se costuma dizer os últimos são os primeiros, ou seja, é aqui que tenho de depositar a minha maior atenção, não querendo com isto dizer que me irei descuidar das outras actividades, aliás está tudo um pouco relacionado já que estou no curso de Ciências do Desporto.

Para aqueles que como eu acabaram as férias: Bom regresso.