Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Mudança de mentalidades...


Nos últimos dias os jogos olimpicos têm sido o grande motivo de conversas entre os interessados em desporto. Agora toda a gente está desiludida e procura-se responsáveis para uma prestação aquém das expectativas.

Toda a gente se ri da frase de Marco Fortes a dizer que de manhã se sente bem é na cama. Quem o conhece minimamente sabe que ele éum rapaz muito divertido e que tudo o que diz é para animar quem está perto dele, foi isso que se passou ele apenas quis brincar com a situação e não arranjar desculpas, mas pronto há que atacar tudo e todos e ele não é excepção. Eu continuo com a minha opinião sobre ele e esta situação.

Para mim o mal do desporto em Portugal é o mesmo que muitos clubes de futebol (lógicamente tenho de relacionar com a temática deste blogue), pensam nos 100 metros em vez de pensarem na maratona, isto é, pensam nos resultados a curto prazo em vez de se preocuparem em criar uma estutura que sustente os resultados a médio longo prazo.

No fim de todos os jogos olimpicos eu oiço que é preciso apostar no desporto, principalmente no desporto escolar que, digasse de passagem, deixa muito a desejar. Será desta? O mesmo se passa com os clubes, vamos apostar agora nas equipas séniores e equecer as camadas jovens, porque este ano temos de ganhar, subir de divisão, etc.

Claro que nem toda a gente pensa desta forma o que muitas vezes causa incompatibilidades entre pessoas e alguns projectos interessantes são abandonados, pessoas empenhadas e competentes se perdem, muitas vezes com a frase que “não continuam arranjamos outros e ainda ficam melhor servidos”.

Enfim, é necessário mudar muitas mentalidades…

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: O factor sorte...


Neste periodo de férias, aproveito para estar com amigos de longa data, a fazer coisas banais como jogar as cartas, conversar, ir à praia, etc. No outro dia estava no café, junto a uma maquina de flippers onde estava a jogar um rapaz que todas as noites passa ali algum tempo. O jogo estava a correr bem e alguém diz, “este gajo tem mesmo sorte”

Será que existe este fenómeno de SORTE? Há um provérbio chinês que define a sorte como o ponto onde a preparação encontra a oportunidade. Concordo plenamente, as pessas que têm aquilo a que muita gente chama sorte são as que se preparam para reconhecer e aproveitar as aportunidades.

Todos se lembram daquela final da liga dos campeões entre o Manchester United e o Bayern Munique, para mim o Manchester não ganhou por sorte, mas por ter a capacidade de pressionar a equipa adversária e consequentemente aumentar as probabilidades de sucesso. As vezes esta estratégia não resulta em sucesso mas com toda a certeza as probabilidades de tal acontecer aumentam.

Outro aspecto desta SORTE é explicado numa frase do golfista Gary Player “Quanto mais pratico, mais sorte tenho”. Esta é na minha opinião o grande factor, aquele rapaz tem sorte a jogar flippers porque joga todos os dias, praticando…

Concluindo, temos de praticar muito para melhorar os diversos aspectos da nossa actividade, bem como tentar aumentar as probabilidades de obter sucesso, assim teremos SORTE.