Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Fim da primeira fase

Esta semana estou a escrever mais tarde, foi uma semana atarefada com a última jornada dos escolas B, um jogo de treino para os restantes jogadores e ainda a observação de algumas equipas e jogadores já a pensar também na próxima fase e até na próxima época.

Em relação ao jogo de treino não há muito a falar, como é normal todos foram convocados, ou melhor quase todos, já que alguns miúdos estavam indisponíveis com umas pequenas lesões que aproveitamos para recuperar para a próxima fase. Aproveitei também por levar dois atletas mais novos.

Optei por iniciar com os miúdos que mais têm jogado no campeonato e depois colocar os que têm menos minutos e continuar com eles durante mais algum tempo que os outros. Quero ver quais os que têm probabilidade de jogar mais tempo daqui para a frente.

O jogo começou com um claro domínio da nossa parte, a equipa contrária esteve muito fechada, praticamente sem atacar e nós a manter a posse de bola, infelizmente de forma mais lenta do que é costume e assim não criámos oportunidades. Apenas num remate de meia distância conseguimos alcançar a vantagem. A partir daí vieram as substituições e a mudança no jogo. Pouco depois, penso que na primeira e única oportunidade de golo da equipa adversária conseguiram empatar chegando assim ao intervalo.

Para a segunda parte a equipa que tinha terminado começou e o domínio foi claramente do adversário e não conseguimos impor o nosso jogo. Consentimos mais dois golos e não criámos oportunidades. Nessa altura reentraram os mais utilizados e voltámos a dominar e a conseguir um golo.

Desta forma mais uma vez foi visível o grande desequilíbrio desta equipa, vai ser complicado nesta segunda fase, não porque esteja a pensar apenas nos resultados desportivos, mas porque penso que não estão preparados e vão sentir que estão a comprometer a equipa. Mas claro que todos vão ter o seu momento.

Quem acompanha este meu percurso sabe que os meus miúdos mais novos que jogam no campeonato de escolas B não andavam muito bem, temos tido resultados que não foram positivos, tudo bem que tem sido sempre pela diferença mínima, mas nunca para o nosso lado e isso vinha a mexer com os miúdos que têm entrado muito nervosos.

Mais uma vez foi isso o que se passou, apesar do nosso domínio foi muito complicado garantir que iríamos sair com uma vitoria. Aos 15 minutos tínhamos uma vantagem de 2-0 mas logo eles reduziram e chegámos assim ao intervalo.

Procuramos falar com os miúdos e mostrar que o domínio do jogo era claramente nosso, que tinham muito mais qualidade e que eles tinham de “chegar à frente” e mostrar isso a toda a gente e a eles mesmos. Foi isso que aconteceu, a segunda parte foi muito boa, tirando as várias oportunidades desperdiçadas. Conseguimos uma vitória por 7-2 mas podia ter sido bem mais.

Acabou a primeira fase, as duas equipas estão apuradas. Agora vamos trabalhar alguns aspectos que terão muita importância neste nosso caminho…

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Algum nervosismo...

Esta semana o campeonato de escolas A estava parado, a primeira fase acabou. Assim, optámos por marcar um jogo de treino com outra equipa que também ficou apurada para a segunda fase.

Foi um jogo em que me preocupei em trabalhar alguns aspectos com os jogadores menos utilizados de forma a tentar equilibrar a equipa, levei ainda um jogador de 99 e um de 2000, ou seja, dois anos mais novo.

Foram convocados 14 miúdos, mais do que é permitido em jogos oficiais, todos eles jogaram o mesmo tempo entrando três jogadores cada vez que fazia uma substituição. Claro que o nosso jogo não foi tão fluido como normalmente mas foi muito positivo, como eu disse houve jogadores que conseguiram mostrar que tenho de contar com eles para esta segunda fase onde as dificuldades são maiores. Outros, infelizmente, não me parece prontos para esses jogos mais complicados….

No final o balanço é positivo, num jogo difícil contra um adversário complicado estes miúdos portaram-se bem, voltaram a ter uma óptima atitude.

Nos escolas B os miúdos estão a passar uma fase difícil, onde depois de um começo impressionante a ganhar todos os jogos sem sofrer golos, agora entram para o campo muito nervosos e sem conseguir por em prática tudo o que sabem e o que aprenderam durante este tempo.

Depois também as derrotas que tiveram nos últimos jogos (estou aqui em incluir um empate) foram sempre por um golo de diferença e isso tem pesado nestes miúdos. Esta semana já houve algum trabalho “psicológico” com os miúdos e sinto novamente uma grande confiança neles, assim as coisas com toda a certeza vão correr bem.

Acredito que as duas equipas estão fortes para a segunda fase, o trabalho tem corrido bem, os níveis competitivos dos miúdos está elevado, dessa forma todos temos confiança que as coisas irão correr bem.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Diferentes atitudes conduzem a resultados distintos...

Esta semana terminou a 1ª fase do campeonato de escolas A, apesar de já termos garantido o apuramento para a 2ª fase A, esta jornada defrontávamos um adversário muito difícil que ainda não tinha perdido em sua casa e que também já tinha o apuramento garantido.

Os escolas B também tinham um jogo muito difícil com uma equipa que está a jogar neste campeonato de escolas B com a sua equipa A, isto é, com miúdos um ano mais velhos e que dessa forma consegue ganhar a grande maioria dos seus jogos.

Foi uma semana de trabalho muito positiva, onde os miúdos treinaram com uma intensidade excelente e dessa forma foi visível o grande espírito competitivo com que estes miúdos estão. Há quem diga que jogamos como treinamos e foi isso que aconteceu com a equipa A. Foi de longe o nosso melhor jogo em termos de atitude, sempre na procura de impormos o nosso modelo de jogo fomos muito fortes na recuperação da posse de bola e quando assim é tudo fica mais fácil.

Desde cedo ficamos em vantagem e foi engraçado ver como os atletas da equipa adversária estavam desorientados com a intensidade que pusemos no jogo. Aos 10 minutos já tínhamos uma vantagem de dois golos, volto a lembrar que esta equipa ainda não tinha perdido em casa e isso talvez também tenha pesado nos outros miúdos. Ainda na primeira parte o nosso guarda-redes teve um lance infeliz que resultou no golo da equipa adversária, esse lance podia ter alterado o rumo do jogo mas quando uma equipa está com aquela atitude nada os demove e logo no minuto seguinte voltámos a colocar a diferença em dois golos e foi assim que chegámos ao intervalo.

No intervalo só me restava dar os parabéns aos miúdos pelo jogo que estavam a fazer, foi muito bom perceber que eles entenderam que era desta forma que conseguiriam ultrapassar todas as dificuldades deste jogo.

A segunda parte começou como terminou a primeira, com a nossa equipa a dominar e a conseguir aumentar a vantagem. Infelizmente nesta altura o ritmo abrandou um pouco e sofremos dois golos em poucos minutos, tive receio que a equipa se deixasse afectar mas mais uma vez mostraram que queriam muito vencer este jogo e voltaram a recolocar a vantagem em três golos e ainda falhamos algumas oportunidades claras de golo incluindo um penalty.

Foi sem dúvida uma forma excelente de acabar esta primeira fase, alcançámos uma vitória confortável e justa num campo de uma equipa que também se apurou para a próxima fase e que não tinha perdido em casa. Excelente jogo.

Infelizmente este discurso não pode ser repetido no jogo dos escolas B, apesar de sabermos que era um jogo muito complicado, os nosso miúdos ainda aumentaram as dificuldades por culpa própria. Foi visível nos miúdos que não estavam concentrados para este jogo e eu que tenho dito maravilhas destes miúdos (com toda a justiça) hoje não o posso fazer.

Fomos os primeiros a marcar, mas infelizmente não conseguimos manter a vantagem e passados dois minutos o jogo voltou a ficar empatado. A primeira parte foi dominada pela nossa equipa e conseguimos dois golos no espaço de cinco minutos mas mais uma vez por culpa nossa deixámos que a equipa adversária reduzisse a vantagem. Infelizmente nesta primeira parte também perdemos o contributo de um dos miúdos por lesão, nada de grave mas que impossibilitou que voltasse a jogar neste encontro.

A segunda parte foi totalmente diferente, os miúdos entraram adormecidos, sem atitude e assim deixámos o adversário dar a volta ao jogo e acabámos por sair derrotados. Sim era uma equipa mais velha, sim ficamos sem o contributo de um jogador, por sinal o que mais minutos tem no campeonato e que é o capitão de equipa no verdadeiro sentido da palavra, mas a perdemos por culpa própria, provavelmente foi dos nossos piores jogos.

Enquanto os escolas A acabaram a primeira fase os escolas B ainda têm mais duas jornadas pela frente e as dificuldades continuam e não podemos facilitar, é fundamental continuar a trabalhar.