Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 9 de agosto de 2009

PENSAR FUTEBOL: Os "especialistas"

Agora que entrámos na última semana de pré-época (não concordo muito com este termo), vou pensar um pouco sobre algumas coisas que fui lendo e ouvindo.

Infelizmente continuamos a ouvir falar em conceitos ultrapassados, continuam a dar destaque a "peladinhas" (indiferenciadas) a às "cargas físicas" e suas consequências. Tal abordagem é, na minha opinião errada, primeiro porque são cada vez mais (felizmente) as equipas que agrupam as componentes a desenvolver (física, técnica, tática ou psicológica) e onde o treinador começa a preocupar-se desde o primeiro dia com os comportamentos (os princípios) que darão identidade à sua equipa (modelo de jogo); segundo também já se começa a perceber que não é uma pré-época com "cargas físicas" que garante toda uma época a um nível máximo de rendimento dos atletas.

Uma coisa que achei engraçada foi uma analise de um comentador, que pensa que é um especialista em tudo e mais alguma coisa, a falar em "nova atitude", a necessidade de "pôr os jogadores a correr" ou de "construir a equipa de trás para a frente". Será que ele julga que é com as conversas no balneário, os gritos durante os jogos, que se ganham jogos? Pois eu aposto que não. Só há uma maneira de jogar melhor e ganhar jogos, treinar, mas sobretudo treinar bem, o que não é igual a treinar muito…

Atenção, não estou a dizer que as conversas são escusadas, têm a sua importância claro, mas que não são o factor principal isso garanto…

Também é engraçado que antes se criticava tudo o que eram novos termos utilizados por treinadores, agora passam as suas análises a falar em transições, pressing, etc. …

Aproveitando um dos chavões desta altura, há aí alguns comentadores já em excelente forma para esta altura do ano…

2 comentários:

Miguel Nunes disse...

é lamental que quem está na comunicaçao social, a fazer cronicas sobre futebol, n perceba absolutamente nada do jogo...

Paulo Morais disse...

Os comentadores dizem o que lhes vai na cabeça sem pensar muito no resto. É sempre assim. Os comentadores comentam o momento e as situações, o resto..é complicado.

Aguardo a tua participaçãm sobre uma discussão que lancei no meu blog.
Www.misterdefutebol.blogspot.com