Frases que dizem muito...
terça-feira, 31 de julho de 2007
NOTICIAS NACIONAIS: FC Porto contrata Patrick Greveraars
segunda-feira, 30 de julho de 2007
DIÁRIO DE TREINADOR: Metodologia
Na minha opinião, os meios, métodos e estratégias mais adequadas para ensinar o jogo passam por interessar o praticante, recorrendo a formas jogadas divertidas e motivantes, implicando-o em situações-problema que contenham os ingredientes fundamentais do jogo, isto é, presença da bola, oposição, cooperação, escolha e finalização. De acordo com este entendimento, não são de adoptar situações que levem à exercitação descontextualizada e analítica dos gestos técnicos (passe, recepção, condução, drible, remate, entre outros), dado que a execução assim realizada assume características diferentes daquela que ocorre no contexto aleatório do jogo.
Num jogo de futebol, o jogador deve saber o que fazer (componente táctica, sustentada em princípios de jogo através de regras de actuação no ataque e na defesa), para depois saber como fazer (componente técnica), o que exige uma elevada capacidade de decisão (componente cognitiva), que por sua vez decorre de uma ajustada leitura de jogo (capacidade de percepção/análise e antecipação, sustentadas no desenvolvimento da atenção e concentração), para poder agir correctamente no tempo certo em relação ao móbil do jogo (velocidade de acção com e sem bola – alicerçada em excelentes capacidades coordenativas e condicionais).
Neste sentido os exercícios de treino não se dirigem a um único objectivo, antes pelo contrário, consideram em cada momento que melhorias podem provocar nos domínios técnico, táctico, físico, cognitivo e psicológico numa relação coerente entre estas variáveis (analíticos somente o necessário, globais e integrantes tanto quanto possível).
NOTICIAS NACIONAIS: Observador de 14 anos
Importava, antes de mais, perceber como o Sport Lisboa e Benfica colocou nas mãos de um adolescente a árdua tarefa de descobrir craques na zona de Vila Nova de Gaia. Francisco, dono de um discurso fluente e de uma maturidade pouco usual para a sua idade, encarregou-se de nos matar a curiosidade.
«Tenho liberdade para definir os jogos que observo e ando sempre pela área de Gaia e Porto, apesar de já ter ido mais longe. Comecei em Janeiro de 2007 e vejo três ou quatro jogos por semana, o que significa que já analisei cerca de três mil atletas», partilha, revelando-se um analista «extremamente exigente». «Neste meio ano, apenas dei nota máxima em duas ocasiões. O Benfica confiou na minha opinião e esses atletas foram logo convidados a treinar no centro de treinos do Seixal».
«Já estive a observar o meu melhor amigo, o Vitor Hugo. Dei-lhe uma nota razoável porque não merecia mais. Não adianta nada eles pedirem-me para meter uma cunha», deixa em jeito de aviso. Mas, e o próprio Francisco? Nunca terá sonhado em jogar no Benfica? Em ser um jogador de futebol conhecido? Afinal, esse é o desejo de quase todos os miúdos que adoram o desporto-rei.
Malgrado as suas 14 primaveras, Francisco Moreira já tem histórias para contar. Gaba-se, por exemplo, do dia em que se escapuliu para o balneário do F.C. Porto, numa partida contra o Candal. «Pedi a ficha de jogo aos responsáveis e disse-lhes que escrevia num blog. O pior foi que durante o jogo fiquei mesmo à frente de um director do Porto e ele viu as fichas que eu tinha com o símbolo do Benfica», relata, por entre um sorriso malandro.
Mas que tipo de jogadores podem convencer este olheiro tão especial? Que características o seduzem num futebolista? «Procuro segurança num guarda-redes, boa visão de jogo num médio centro, rapidez e técnica num atacante. Tenho especial atenção no recrutamento de guarda-redes e pontas-de-lança porque sei que há alguma carência nessas posições», explica, sempre muito profissional no contacto com o jornalista.
domingo, 29 de julho de 2007
DIÁRIO DE OBSERVADOR: Fran Mérida
Fran estava com problemas com o Barça chegando mesmo a ausentar-se dos treinos da equipa blaugrana. Isto fez com que várias equipas mostrassem interesse no jovem, entre as quais o Manchester United e o Real Madrid, a equipa da capital espanhola acabou por desistir devido ao fraco desempenho escolar de Mérida.
PERSONALIDADES: Aurélio Pereira
Jogou nas camadas jovens do Sporting, tendo começado nos juvenis, depois de ter tentado a sua sorte na luz e não ter gostado. Nos juniores teve uma lesão grave (dupla fractura da tíbia e perónio) impediu que continuasse a jogar futebol. Ganhou-se um técnico.
Como foi referido numa ocasião por Agostinho Oliveira “é um formador... o segredo do seu sucesso é a maneira como se relaciona com os jovens, como os ouve e aconselha, como sabe entender os seus problemas e gerir os seus excessos”. Agostinho Oliveira contínua os elogios, “Gente para descobrir talentos há em todo o lado. Alguém que o faça de forma continuada ao longo de décadas, na área da formação, isso é que é raro”.
Quando questionado se existem muitos talentos a despontar em Portugal, mesmo fora do Sporting, Aurélio Pereira resume o que se passa com o nosso futebol: “Com certeza! Mas o que é difícil de entender é que a gente vá ver um torneio de miúdos e não estejam lá portugueses a assistir, mas sim representantes de clubes estrangeiros, que pelo visto percebem melhor do que nós os talentos que criamos por cá. Só que os nossos clubes parecem preferir contratar estrangeiros, se calhar porque as suas massas associativas também é o que querem, em vez de quererem ver projectados os nossos talentos.”
sábado, 28 de julho de 2007
PERSONALIDADES: Horst Wein
Licenciado em Educação Física na Universidade "Deutsche Sporthochschule Köln" com mestria em futebol, é docente Universitário onde dá a disciplina de "Metodologia e didáctica de jogos colectivos" nem "Universität Münster", "Techn. Universität München " e no INEF de Barcelona. É também docente e colaborador no "Centro de Estudios, Desarrollo e Investigación" da Real Federação Espanhola de Futebol (CEDIF) e do mesmo centro na Federação Andaluza de Futebol desde 1996. É Professor conferenciante contratado temporariamente por instituições de 52 países.
Mentor de técnicos nas seguintes instituições:
Head Coach de NIKE F.C. na Grã-Bretanha desde 1999
Colaborador do "Centro de Estudios, Desarrollo e Investigación" da Real Federação Espanhola de Futebol e do mesmo centro na Federação Andaluza de Futebol desde 1996.
Subdirector da Academia de Promoção do Desporto de Bombaim (india).
Colaborador do Centro Piloto do Calcio Giovanile da Fedederazione Italiana di Gioco Calcio (1988-89).
Asesor (mentor) para a formacão de técnicos de futebol nos seguintes clubes: Real Sociedad de San Sebastián (Espanha).Inter de Milán (Italia). Peñarol e Nacional (Uruguay). Leeds United e Sunderland (Inglaterra). América, UNAM "Pumas" e Cruz Azul (México). Universidad Católica de Chile. Comissão Nacional de Futebol Juvenil (Uruguay). Unidade de Capacitação e Formação para o Desporto da Direcção Geral de Desporo e Recreação do
Director no departamento de Deportos do Comitá Organizador dos XXV Jogos Olímpicos em Munique e do torneio de futebol nos Jogos Asiáticos de Teheran (Iran).
Primeiro técnico do mundo ocidental, convidado pela União Soviética para dar formação aos técnicos e atletas russis em Moscovo e Alma-Ata.
sexta-feira, 27 de julho de 2007
DIÁRIO DE OBSERVADOR: Aarón Ñíguez
Ñíguez começou a jogar num clube local da cidade de Elche de onde é natural, assinou com o Valência CF tinha apenas 11 anos. Nesta temporada de 2006 – 07 o jovem avançado foi pretendido pelo Elche CF mas não chegou ao acordo com o clube valenciano para o empréstimo. Para além deste interesse recente, Aarón já foi pretendido por importantes clubes como o FC Barcelona e o Chelsea FC, tendo mesmo o clube inglês avançado para uma proposta de contrato de 1,8 milhões de euros quando tinha apenas 14 anos mas o jogador recusou a oferta.
Aarón, não chegou a jogar na primeira divisão esta época mas actuou na liga dos campeões da UEFA num jogo contra AS Roma no Estádio Olímpico de Roma. Foi uma estreia infeliz já que para seu azar sofreu uma rotura muscular que o obrigou a abandonar o encontro e a ficar um mês inactivo. Também foi utilizado por Quique Sánchez Flores na Taça do Rei.
PERSONALIDADES: Nelo Vingada
Foi seleccionador da Arábia Saudita em 1996/97, conquistou a Taça das Nações Asiáticas em 1997.
Em clubes, teve uma primeira experiência fugaz como treinador principal na primeira divisão no Belenenses em 1981/82, orientando depois Sintrense (1983/84) e Vilafranquense (1984/85), de escalões inferiores.
.
Em 2006 a federação egípcia de futebol endereçou um convite a Nelo Vingada onde tem como primeiro objectivo a qualificação da equipa olímpica, de sub-23, para os Jogos de Pequim, em 2008. Esse é, aliás, a meta prioritária da federação egípcia, depois da vitória na Taça de África das Nações ter atenuado as mágoas pelo falhanço da qualificação para o Mundial-2006.
.
quinta-feira, 26 de julho de 2007
DIÁRIO DE OBSERVADOR: Bojan Krkic
PERSONALIDADES: Carlos Queiroz
Até 1991, Queiroz esteve à frente das selecções jovens com as quais conquistou por duas vezes o título mundial de juniores, em 1989 na Arábia Saudita e em 1991 em Portugal. Foi um feito inédito que marcou o futebol português, nomeadamente porque nessas selecções alinhavam alguns jogadores que viriam a ser dos melhores do mundo e que desde sempre foram acompanhados por Carlos Queiroz. A Federação Portuguesa de Futebol quis aproveitar o talento de Carlos Queiroz e a seguir à conquista do Mundial de 1991 promoveu-o a líder da selecção principal. Mas nem tudo correu bem e Portugal não se conseguiu apurar para o Campeonato do Mundo de 1994, que teve lugar nos EUA. Queiroz abandonou a selecção e a federação algo desapontado e ainda nesse ano tentou uma experiência diferente como treinador.
Pela primeira vez, treinou um clube, no caso o Sporting Clube de Portugal, mas a falta de títulos acabou por levar à sua dispensa em 1996. Com Queiroz ao comando o Sporting venceu a Taça de Portugal correspondente à temporada 1994/1995, tendo batido na final, no Estádio do Jamor, o Marítimo por 2-0. De referir que o clube não ganhava qualquer troféu há 14 anos.
Carlos Queiroz, com os títulos de juniores, alcançou bastante fama a nível mundial, nomeadamente pela sua capacidade de formação de jogadores e isso valeu-lhe vários convites do estrangeiro, onde optou por prosseguir a sua carreira. Treinou então a equipa norte-americana do MetroStars e a japonesa do Nagoya Grampus Eight, até que em Julho de 1998 regressou ao comando de uma selecção, no caso a dos Emirados Árabes Unidos, onde esteve cerca de um ano
Enquanto esperou por outro projecto tentador Carlos Queiroz foi convidado por duas vezes para treinar a selecção mundial da FIFA, para a qual são convocados alguns dos melhores futebolistas do Mundo, e para ser consultor técnico da Federação de Moçambique. O regresso ao activo aconteceu Agosto de 2000, para orientar a selecção da África do Sul, que conseguiu apurar para o Mundial de 2002 na Coreia e do Japão. Em 2002, assumiu o cargo de treinador-adjunto de Alex Ferguson no Manchester United, contribuindo para o título de campeão de Inglaterra que o clube conquistou. Em Junho de 2003 foi contratado pelo Real Madrid para treinador principal da equipa espanhola, substituindo Vicente Del Bosque. Num época bastante agitada, acaba por não conseguir impor a sua filosofia de trabalho. Regressa ao Manchester United para continuar o seu trabalho com Alex Fergunson, treinador principal do colosso inglês, tendo sido, na última época de 2006/2007, conquistado o campeonato inglês mais uma vez..
quarta-feira, 25 de julho de 2007
PERSONALIDADES: Juan Santisteban
DIÁRIO DE OBSERVADOR: Yoichiro Kakitani
Para os que gostam dos filmes do you tube: http://www.youtube.com/watch?v=tGB0UZsWnQ0
quarta-feira, 18 de julho de 2007
DIÁRIO DE OBSERVADOR: Filho de Zidane faz sucesso no Real Madrid
"Não se pode negar que o pequeno Enzo leva os genes do craque francês" - escreve o jornal madrileno “Marca”, que destaca a vitória do Real Madrid sobre o Barcelona na final do "Torneio Internacional do Mediterrâneo (MIC)", disputado em Palamós, na Espanha.
A selecção brasileira sub-13, que contava com o filho de Bebeto (Matheus) e o sobrinho de Adriano (Pedro Paulo), também participou do Torneio Internacional do Mediterrâneo.
domingo, 15 de julho de 2007
NOTICIAS NACIONAIS: FC Porto contrata Pepijn Lijnders
quinta-feira, 12 de julho de 2007
DIÁRIOS DE OBSERVAOR: Jogadores em destaque no mundial
Giovanni dos Santos é mais um produto da cantera do Barcelona. Muitas vezes comparado a Ronaldinho devido às suas similaridades físicas e futebolísticas terá este ano a sua oportunidade no plantel de Frank Rijkaard.
Para além da enorme capacidade técnica, apresenta um vasto leque de dribles mas aqui Giovanni destaca-se dos restantes, não utilizando na maioria das vezes o drible, o que lhe permite a colocação de bolas rápidas nas costas das defensivas, beneficiando para isso da sua excelente qualidade de passe. Extremamente dotado, pode actuar em qualquer posição ofensiva.Vencedor da bola de prata da FIFA no mundial de sub-17 em 2005 no Peru (atrás de Andersson), dos Santos foi o principal responsável para esse sucesso no torneio. Volvidos dois anos e a ser um estandarte da geração de ouro mexicana
Freddy Adu (EUA) – 02/06/1989 – Médio do Real Salt Lake (USA)
Pessoalmente considero Freddy Adu o melhor da prova. É um fenómeno. Nascido no Gana, com apenas 17 ano é já um jogador muito maduro, assinou o primeiro contracto profissional aos 14 anos e é o jogador mais novo de sempre a representar a selecção A os EUA. Tem um pé esquerdo que faz maravilhas e pode vir a ser um dos melhores do Mundo. Tem uma facilidade de remate extraordinária, tanto quando faz diagonais como pelo centro do terreno, é sem dúvida o responsável pela bela campanha realizada pela equipa dos EUA. Foi recentemente transferido do DC United para o Real Salt Lake após alguns treinos no Manchester United.
Arturo Vidal (CHI) – 22/05/1987 Defesa/Médio Bayer Leverkusen (GER)
Arturo Vidal é um jovem promissor que já tinha dado nas vistas no último torneio Sul-americano de Sub20. Começou a ser seguido por clubes europeus quando começou a ser destaque ao serviço do Colo Colo. Vidal é um jogador raçudo cuja principal característica parece ser a versatilidade, consequência lógica do perfil futebolistico do jogador que é técnica e fisicamente bastante completo.
Actua como central no seu clube mas na selecção chilena actuou em posições de maior propensão ofensiva aparecendo algumas vezes como ala esquerdo. E uma das principais promessas do futebol do seu país!
Sergio Aguero (ARG) – 02/06/1988 – Avançado do Atlético Madrid (ESP)
Claramente a estrela desta selecção Argentina que possui nomes como Mauro Zarate (como é possível ir para o Qatar?!!), actua no Atlético de Madrid e tem estado a provar o porquê do grande investimento efectuado aquando da sua transferência. Proveniente do Independente já actuava na equipa sénior com 15 anos mostrando já uma enorme maturidade mas sobretudo uma grande qualidade técnica que lhe permitiu essa transferência para a Europa onde continua a mostrar todo o seu talento. Finta curta espectacular, rápido a sair dos dribles e muito inteligente em todos os seus processos ofensivos.
É a par de Lionel Messi a grande esperança argentina tendo já sido internacional A.
A provar a sua grande personalidade Aguero afirmou “Algumas pessoas provavelmente pensam que eu estou triste por não ter sido escolhido para jogar na Copa América, mas a verdade é que estou entusiasmado por estar aqui no Canada. Há um enorme prestígio nesta competição e eu tenho muito a provar”.
Adrian Lopez (ESP) – 08/01/1988 – Médio do Deportivo La Coruna (ESP)
É dificil destacar alguém nesta selecção espanhola que a sua principal arma é o seu colectivo mas sinceramente este jogador impressionou-me e não foi apenas pelo facto de ter conseguido um hat-trick em 10 minutos !!
Joga actualmente como avançado no Deportivo de la Coruña na liga espanhola. Marcou seu primeiro golo no Deportivo num jogo da Liga contra o Barcelona em 2007 e é já considerado uma grande esperança desta equipa da Galiza para a próxima época.
Neste campeonato do mundo está a mostrar uma enorme capacidade de finalização e dificilmente o título de melhor marcador da prova irá escapar a este MATADOR.
Clifford Mulenga (ZAM) – 05/08/1987 – Médio da Univ. de Pretoria (RSA)
Ezekiel Bala (NGA) – 08/04/1987 Avançado Lyn (NOR)
Ezekiel Bala não aparenta ser muito forte fisicamente (1,68m, 64 kg), mas não falta talento ao avançado dos “Flying Eagles”. Jogador muito explosivo quando tem a posse de bola, a sua rapidez causa imensos problemas aos seus opositores. A sua grande mobilidade foi aproveitada pelo seu clube FC Lyn jogando em várias posições ao longo da época. Bala mostra competências para jogar como centro-campista, ala ou avançado. Foi o melhor marcador da selecção nigeriana no Campeonato do Mundo de sub-17 na Finlandia em 2003.
Juan Manuel Mata (ESP) -28/04/1988 – Avançado do Real Madrid (ESP)
O espanhol dispensa apresentações. Pé esquerdo fantástico, característica da moda na última geração de craques a nível Mundial. Apresenta um grande poder de finta mas, sobretudo, uma excelente capacidade de passe e visão de jogo, só ao alcance dos melhores. Craque
Ever Banega (ARG) – 29/06/1988 – Médio do Boca Juniores
Renato Augusto (BRA) – 08/02/1988 – Médio do Flamengo
quinta-feira, 5 de julho de 2007
NOTICIAS NACIONAIS: Talentos Portugueses
Sam Allardyce, treinador do Newcastle, considera que o mercado português é, nesta altura, o melhor para garantir novos talentos. Contudo, o técnico lembra que os clubes estão a rodear os jovens lusos como "piranhas". "O lote de jogadores de classe mundial está a ficar mais pequeno. O futebol não se está a desenvolver como antigamente. Costumava haver uma linha de produção na Holanda, mas isso acabou. A Alemanha também está a sofrer com a Inglaterra", começou por explicar.
Allardyce elege Portugal como a melhor montra de talentos: "Portugal é o melhor local para jovens talentos, nesta altura. Mas parecemos todos piranhas atrás dos talentos de Portugal, a tentar entrar nesse mercado. África também desenvolve jogadores fenomenais, mas custam fortunas. Ou seja, temos de trabalhar cada vez mais para conseguir os jogadores certos".
Fonte: MaisFutebol