Esta semana vou falar dos empresários de futebol e de estratégias usadas para valorizar os seus jogadores.
Este assunto surgiu devido a um email que recebi de um empresário a dizer que o seu jogador tinha despertado o interesse de um clube espanhol, SL Benfica e Sporting CP. Claro que o empresário enviou o email na esperança que eu publicasse a noticia e assim o seu jogador poderia despertar interesse dos clubes. É uma estratégia que produz os seus frutos, temos o caso recente do jovem Hélio Vaz que foi treinar ao Bolton e logo começou a aparecer em todos os jornais acabando para ir para o SL Benfica, embora eu saiba que o clube da Lisboa já o andava a seguir antes de ele ir a Inglaterra. Também recentemente um jovem do Trofense foi treinar ao Milan aposto que os clubes grandes começaram a olhar para ele de forma diferente.
Já assisti a empresários que foram importantes no lançamento de muitos jovens, não estou aqui a dizer que sou contra a existência deles, mas também tenho assistido a alguns jogadores a serem prejudicados e muito por empresários que muito prometiam e depois nada fizeram, outros que prejudicam outros atletas porque os seus jogadores têm de jogar para no futuro serem transferidos e receberem a devida comissão.
Uma dia assisti a um jogo de juvenis entre dois clubes que apostam na formação, o clube da casa começou a perder e os adeptos começaram a protestar contra o treinador, uma dessas pessoas dirigiu-se ao treinador dizendo "mister explique-me lá como é que este jovem fica no banco" a resposta do mister foi "Sabes temos aí uns brasileiros que têm que jogar para ser vendidos mas, para o ano, este rapaz é titular indiscutível!"
Qual será a motivação desse jovem cheio de potencial que vê interesses externos “estragar” a sua carreira? Infelizmente esta é uma situação que acontece cada vez mais pelos nossos campos, incluindo em clubes grandes, cada vez mais cheios de estrangeiros...
Crónica disponivel em: http://mestresdofutebol.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário