Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 25 de julho de 2007

PERSONALIDADES: Juan Santisteban

A participação dos espanhóis na final do Mundial de sub 20 no Canadá confere a Juan Santisteban a possibilidade de conquistar mais um título para o seu vasto currículo ao serviço das selecções jovens de Espanha. Santisteban está nesta competição a substituir o habitual treinador da selecção de Sub-19, Ginés Meléndez. Depois de ter conquistado seis vezes o Europeu de Sub-16 e acrescentado ao currículo, em Maio, o primeiro título de Sub-17, Santisteban sabe exactamente o que é necessário fazer para ter êxito. "Os nossos objectivos são os mesmos de sempre - o máximo -...", esclarece. Esta simples frase mostra, para mim, porque a Espanha têm alcançado grandes resultados, e Portugal com o seu discurso do "o objectivo é passar à próxima fase..." tem tido os resultados que se vê.

São treinadores com esta atitude e mentalidade que precisamos à frente das nossas selecções jovens!



Deixo também aqui, como curiosidade, uma entrevista realizada antes deste europeu de sub 19:


Têm sido apenas treinador da selecção de Sub-17, com quem ganhou o último europeu. Mas o mundial de sub-20 proporcionou esta situação. Há algum Problema?
Ginés Meléndez foi para o mundial do Canadá e eu vou com os Sub-19 circunstancialmente. Mas somos uma equipa. O único problema foi ter de deixar de fora 4 dos 22 jogadores que foram para estágio. É terrivel para eles... E para mim.


Três títulos em cinco possíveis nesta categoria desde que existe o novo formato. Pressão ou incentivo?
O principal é que eles cresçam: primeiro como pessoas e depois como futebolistas. Dar-lhes educação, é o mais saudável de modo que possam ter o futuro. No futebol ou em um outro aspecto da vida.


Ganhar sempre não se torna amargo?
Claro que não! E faz crescer rapidamente. Mas perder também. Ganhar é síntoma de que temos uma "cantera" incrível.


Melhor que as outras que estão presentes neste Europeu?
Faz muito tempo que deixou de haver Bruxos... França, Alemanha, Portugal... Este será o torneio mais duro que me recordo. As federações cuidam das suas "canteras" cada vez mais cedo, e em outros países dão prioridade aos jovens e promovem-os mais cedo.


Em Espanha não?
Não o suficiente. Um Europeu Sub-19, ou três, não se ganha por casualidade. Estes jovens trabalham, têm qualidade e força... Eu disse-lhe: mais que valentes, devemos ser sensatos.


E acontece-nos o que está acontecer , que os ingleses vêm buscá-los em rebanho. Isso é bom?
O último, Mikel San José, asinou pelo Liverpool. Lá trabalham forte, como se notou com Cesc, que agora é um grande Homem. E claro que será bom para a selecção A, isso enriquece-os.

Sem comentários: