Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Duas realidades diferentes

Através das minhas incursões no mundo do futebol de formação conheci um treinador brasileiro de seu nome Nivan Ferreira Gomes.

Nivan Gomes iniciou a sua carreira como treinador anos 42 anos na Austrália, no Granville Chile Soccer Club, uma equipa da comunidade Chilena em Sydney, após encerrar uma longa carreira como jogador. Durante 10 anos ajudou a aumentar nível e o reconhecimento que hoje tem o futebol Australiano, comprovado pela excelente performance que teve no último Campeonato do Mundo na Alemanha. Em 1990/1995 ingressou no futebol de formação do Club Marconi, o Clube da comunidade Italiana, este na Primeira Divisão, onde teve como atletas o Guarda-Redes Mark Schweizer e o Extremo Direito Lucas Niel, presentes na última edição do mundial de futebol.
No Seu regresso ao Brasil, Nivan Gomes, trabalhou nas camadas jovens de vários clubes da primeira divisão do futebol brasileiro. Estagiou, em 1994, com Telé Santana, ex-técnico da Seleção Brasileira nos Mundiais de Espanha (1982) e México (1986).
Em 1999 fez parte do projecto da selecção brasileira de Sub-17 que se sagrou campeã mundial na Nova Zelândia. Ultimamente foi coordenador do futebol de formação da Sociedade Desportiva Matonense, onde também exercia o cargo de treinador da equipa de Sub-20.
futjovem.blogspot.com
Gosto de conhecer as várias realidades, por isso, naquela que pode ser considerada uma pequena entrevisa, pedi para me descrever o futebol jovem na Austrália e compará-lo com o brasileiro. "O futebol Australiano sofre uma grande influência do futebol Europeu, especialmente da Inglaterra, isto é, um futebol duro e com muita velocidade, onde praticamente não se trabalha a bola sector intermédio, é aí que eu entro, na procura de introduzir um pouco do futebol brasileiro onde se pretende valorizar a posse de bola" refere.
futjovem.blogspot.com
"Outro aspecto interessante do futebol australiano é a sua cultura, a maioria dos desportos são praticados com as mãos, rugby,cricked, netball, aussieroos, etc. É muito fácil encontrar Guarda-Redes de excelente qualidade para um país com uma população de 20 milhões de pessoas. Já o Brasil tem expressão cultural muito forte que vem da dança, samba, capoeira, maracatu, frevo, etc, por isso tem historicamente excelentes dribladores como são os casos de Garrincha, Julinho, Pelé, Denílson, Robinho, entre outros. Só ultimamente os seus Guarda-Redes começam a ter um nível aceitável" prosseguiu.
futjovem.blogspot.com
Falando mais em concreto do futebol de formação do Brasil o técnico tem uma opinião curiosa. "Aqui [Brasil] é assim mesmo, eles não dão a devida importânciaa formação do atleta. O Brasil é a potência no futebol à custa exclusivamente do talento de nossos jogadores, porque se fosse depender de nosso organização, isso não seria possivel".
futjovem.blogspot.com
Neste momento, Nivan Gomes, tem como ambição conseguir trabalhar em Portugal num projecto relacionado com o Futebol Jovem. " Eu gostaria muito de ter uma opotunidade no futebol Português, para trabalhar na formação de jovens atletas, aqui no Brasil isso não tem a devida consideração, trabalhamos muito e não ha reconhecimento, os atletas são formados, vão embora e nós continuamos sem o merecido reconhecimento" concluiu.
futjovem.blogspot.com
Desejo-lhe a melhor sorte!

Foto: Telé Santana e Nivan Gomes

Nivan Gomes – Treinador Profissional de Futebol
Conselho Federal de Educação Física – CREF4/SP 53189P
Sindicato dos Treinadores Profissional do Estado de São Paulo – Brasil
Para contatos:
nivan_Gomes@yahoo.com

Website: http://www.linkedin.com/in/brazilianfootballcoach

2 comentários:

Anónimo disse...

informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!

Anónimo disse...

Hello trata-se a 3ª vez que encontrei o teu blogue e adorei muito!Bom Trabalho!
Até à próxima