Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 27 de julho de 2007

PERSONALIDADES: Nelo Vingada

O Professor Nelo Vingada é licenciado em Educação Física, pelo Instituto Superior de Educação Física de Lisboa, com especialização em futebol.
.
É um dos técnicos portugueses com mais experiência profissional, destacando-se dois títulos mundiais de juniores como adjunto de Carlos Queiroz e uma passagem pela selecção principal portuguesa. O técnico assumiu temporariamente o posto de Queiroz, quando este "bateu com a porta" em Novembro de 1993, orientando apenas dois jogos, mas manteve-se sempre ligado às camadas jovens e à selecção olímpica, alcançado vários títulos e lugares de honra em Mundiais e Europeus, bem como o quarto lugar no JO de Altanta96.
.
Foi seleccionador da Arábia Saudita em 1996/97, conquistou a Taça das Nações Asiáticas em 1997.
.
Em clubes, teve uma primeira experiência fugaz como treinador principal na primeira divisão no Belenenses em 1981/82, orientando depois Sintrense (1983/84) e Vilafranquense (1984/85), de escalões inferiores.
.
Após a passagem pelas selecções estabeleceu-se no Marítimo em 1998/99, entrando a meio da época para o lugar de Augusto Inácio, para sair somente em 2002/03, à 24¦ jornada, rendido por Byshovets, antes de abraçar uma experiência no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos. Em 2004/05 substituiu João Carlos Pereira na Académica.
.
Em 2006 a federação egípcia de futebol endereçou um convite a Nelo Vingada onde tem como primeiro objectivo a qualificação da equipa olímpica, de sub-23, para os Jogos de Pequim, em 2008. Esse é, aliás, a meta prioritária da federação egípcia, depois da vitória na Taça de África das Nações ter atenuado as mágoas pelo falhanço da qualificação para o Mundial-2006.
.
O comando do projecto olímpico pode, em função dos resultados, vir a estender-se às outras selecções, já que depois de Pequim a selecção olímpica deverá constituir a base da equipa que vai tentar o acesso ao Mundial-2010 da África do Sul, a primeira edição a realizar-se em solo africano.


Como confirmação da responsabilidade do Professor na formação de vários grandes jogadores portugueses deixo uma resposta de João Vieira Pinto dada aquando questionado sobre do que teria mais saudades quando terminar a carreira: “Das selecções jovens e das brincadeiras que fazíamos juntos. Ainda hoje continuamos unidos. Tivemos o privilégio de ter o professor Queiroz a educar-nos para o futebol, juntamente com Nelo Vingada

Sem comentários: