Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DIÁRIO DE TREINADOR: Um seminário de muita qualidade...

Esta semana voltei a participar numa formação, desta vez em vila real (Trás-os-Montes). Soube deste seminário através de um amigo e quando vi os formadores esqueci o elevado número de quilómetros que teria de fazer e combinámos pôr-nos a caminho.

Na primeira parte da manhã tivemos dois prelectores que apresentaram os seus projectos, sempre com uma visão de empreendedorismo e Inovação no Futebol. Foi interessante, tivemos um projecto mais ligado a uma escola de futebol, apesar da ligação a um grande clube mundial, enquanto o segundo projecto relacionava-se com um clube e o seu projecto de 5 anos (neste momento está no terceiro). Foram duas apresentações de onde retirei algumas ideias, quem sabe um dia eu não tenho oportunidade de por em prática um dos projectos que tenho na “gaveta”.

Na segunda parte da manhã tivemos duas apresentações distintas, uma sobre novas oportunidades profissionais no futebol, foi uma pena este tema não ter sido mais explorado, a outra apresentação foi sobre a aplicação prática no domínio da Análise do Jogo. Assim terminou a parte da manhã.

À tarde começámos com o Tema “Programas de Formação de Jogadores”. Este tema teve 3 prelectores. Em primeiro lugar falou um Coordenador Técnico de um Clube da zona de Aveiro, sobre a estrutura e filosofia do futebol de formação inerente ao seu clube, de seguida tivemos um docente de uma faculdade que falou sobre a formação de jovens jogadores de futebol e, por último, tivemos uma apresentação sobre os vários programas do Manchester United Soccer Schools.

A última parte do dia foi a principal razão por ter ido a esta formação, tivemos sessões de campo sobre a formação de Jogadores de futebol de base (6 aos 12 Anos).

Começámos com um treinador da Football by Carlos Queiroz/Manchester United Soccer Schools, como conheço alguns treinadores desta escola já tinha uma pequena ideia sobre a metodologia utilizada mas foi interessante presenciar à sessão de treino. São visíveis algumas influências da metodologia de Coerver, com um pouco de ball mastery no inicio do treino.

Depois houve um breve regresso à sala para a apresentação de Luís Castro, Director Técnico da Formação FC Porto que falou do projecto Visão 611 mas especificamente sobre o departamento Técnico da Formação, uma breve introdução ao que se iría seguir.

Para acabar, a sessão de treino que eu tanto aguardava, Pepijn Lijnders, treinador da Formação FC Porto e responsável pelo departamento de desenvolvimento de capacidades individuais, realizou uma demonstração Prática com Jogadores Sub-12 e Sub-13 do FC Porto. Numa palavra, EXCELENTE. É incrível a forma como este técnico trabalha, a alegria que os jovens e sobretudo ele mostram no treino, a intensidade que este treino tem, a qualidade dos feedbacks, sempre de forma muito positiva, enfim, fiquei rendido à sua qualidade. Foram cerca de 60 minutos de muita qualidade, dos melhores que presenciei.
.
Venho um treinador muito diferente, mais evoluído penso eu, mais uma vez retirei muitas coisas para melhorar a minha forma de trabalhar, a minha metodologia. Foi muito positivo este seminário, dos que mais gostei confesso, tudo devido a um jovem técnico holandês que me confirmou o que eu já sabia, tenho muito ainda a evoluir, mas também estou muito melhor do que quando comecei…

1 comentário:

FV disse...

Boas

Tive a oportunidade de participar também na VII jornada técnica de futebol + futsal da UTAD, devo dizer que as sessões teóricas do Man Utd foram enfadonhas, a meu ver, mas para o final restava aquilo que eu aguardava.
(O simples facto de ver o Pepijn Lijnders no programa do evento esboçou-me um sorriso de contentamento e a clara intenção que estas jornadas da UTAD eram imperdíveis.)

O que gostei mais de ver foi o entusiasmo com que ele conduz o treino.
É de louvar uma pessoa que está ali numa sessão de treino informal e o demonstra daquela maneira.

Pareceu-me ser bastante humilde sendo um dos treinadores de camadas jovens mais reconhecidos pela Europa e não só, uma vez que já deu alguns "workshops" no USA.
Tinha bastante expectativa em o ver e superou-as claramente.

Para pensar fica em como um treinador tão jovem se envolve no treino de maneira tal que o treino pareça muito mais intensivo com as suas intervenções.

Para quem é treinador de jovens, ainda não o sou, devia ter resultado numa perspectiva totalmente nova de encarar o treino, sobretudo ao nível de empenho.

Quanto à sua metodologia, pela minha lógica de ver as coisas deve começar-se por ai.
Mas aí há muita discussão para o qual ninguém tem a resposta que convença totalmente as minhas poucas convicções.

Cumps