Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

NOTICIAS INTERNACIONAIS: Formação de técnicos


Andy Roxburgh, responsável da UEFA, refere que "O futebol jovem deve ter habilidade, ser atractivo, educacional, limpo; deve ser competitivo, deve ser disciplinado, aventureiro, deve ser muito pessoal e deve ser seguro, com passos dados para os proteger de tudo".

Andy Roxburgh defende que os treinadores das camadas de formação deverão ter como objectivo "desenvolver os jovens em primeiro lugar como personalidades", não esquecendo que se tratam de jogadores de futebol.

A UEFA quer que os técnicos estejam preparados para trabalhar com os jovens futebolistas: "O nosso trabalho é educar os treinadores, porque são eles que estão envolvidos no processo de tornar talentos em heróis". Para tal, o organismo que tutela o futebol europeu apresentou a proposta de criar um Diploma de Treinadores de Formação de Elite de Nível A, que permitirá que os técnicos se especializem no trabalho com jovens jogadores. "É um papel muito específico trabalhar com jovens jogadores de elite e é muito importante para que o vosso clube e selecção nacional possa produzir bons jogadores", referiu Roxburgh.

Enquanto a actual licença de nível A requer um mínimo de 120 de horas, para obtenção do novo diploma de elite os candidatos terão de ter um curso de pelo menos 140 horas. "Tem de haver um estudo aprofundado sobre trabalhar com jovens e sobre o desenvolvimento das crianças, com o equilíbrio necessário entre a teoria e a prática", disse o director técnico da UEFA. Esta proposta já recebeu algumas críticas positivas, como a do director do gabinete de desenvolvimento técnico da FIFA, Holger Osiek, que afirmou que a UEFA está a percorrer o caminho "correcto".

Fonte: Uefa.com

Depois de ler este artigo, e ficar muito entusiasmado com o rumo que a UEFA quer para o futebol jovem, olho para a realidade nacional e logo esse entusiamo se começa a desvanecer.

Neste momento a nível nacional muitas equipas de jovens são orientadas por jovens estudantes de Ciências do Desporto, futuros Prof. de Educação Física, que têm entre a sua formação disciplinas como, anatomia, fisiologia do desporto e metodologia do treino excelentes para uma melhor orientação dos treinos, mas são cadeiras como Psicologia do desporto, Pedagogia, etc, que considero uma vantagem enorme para esses técnicos de modo a trabalhar com os jovens.

Esses estudantes não têm curso de treinador realizado pelas associações mas estão menos preparados? Serão menos competentes? Eu penso sinceramente que não e como referi antes têm uma formação técnica que os prepara muito bem para o ensino de jovens. Porque não aproveitar essa formação? Porque será que as associações agora exigem os cursos de treinador que impedem alguns desses estudantes de treinar? Não será a formação dos nossos jovens futebolistas mais importante que o dinheiro que esses cursos trazem aos cofres das associações?

Gostava de receber alguns comentários a este post, talvez assim eu perceba se só eu penso desta forma...

Sem comentários: