Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 25 de novembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: 6ª Jornada


Nesta jornada defrontava um dos candidatos a passar à 2ª fase A do campeonato de escolas, não tinha sido uma semana positiva de trabalho mas tinha a esperança de um bom resultado, como disse aos miúdos anteriormente não queria perder mais pontos em casa.

Não sei se foi a opção mais correcta mas convoquei todos os miúdos. Quero criar um grande espírito de equipa e penso estar a conseguir, mas é triste ver como eles ficam quando digo os que nesse jogo não vão jogar.

O jogo começou e notei logo o nervosismo que estava instalado na minha equipa, os miúdos não estavam a fazer manutenção da posse de bola e assim estava a ser difícil criar situações de perigo. Por voltas dos cinco minutos num lance dentro da minha área um dos meus atletas coloca a mão na bola e o árbitro marca, correctamente, penalty. Mais uma prova do nervosismo da equipa. A equipa adversária aproveitou esta situação e inaugurou o marcador. Decidi que o factor que podia alterar o jogo era a tranquilidade da minha equipa e foram essas as minhas instruções durante a primeira parte que chegou rapidamente ao fim com o resultado de 0-1 e com os últimos minutos de domínio da minha equipa.

Ao intervalo a instrução foi mais uma vez dedicada à tranquilidade da minha equipa e disse mesmo que iríamos ganhar se esse factor fosse alterado.

A segunda parte iniciou-se de forma totalmente diferente, os miúdos entraram serenos e confiantes e foi total o nosso domínio da fase inicial. Criámos algumas situações de perigo, houve inclusive uma bola no poste adversário. Por volta dos 10minutos conseguimos empatar. Toda a equipa ficou empolgada e continuou à procura do golo da vitória e, alguns minutos mais tarde, foi a vez de um adversário cortar a bola com a mão na área, mais uma vez esteve bem o árbitro a assinalar grande penalidade. Conseguimos finalmente marcar, quebramos o enguiço que persistia desde o inicio do campeonato e assim demos a volta ao marcador. Ainda faltava algum tempo para acabar a partida mas eu sabia que o jogo estava ganho, é muito complicado marcar golo aos meus miúdos no nosso campo e assim foi. O final do jogo chegou com o resultado em 2-1.

Pois é, vencemos uma das melhores equipas e já estamos no meio dos favoritos, quem sabe se não conseguimos uma surpresa, eu acredito e alguns dos clubes começam a ter de fazer contas quando pensavam que iria ser fácil. Para a semana estamos de folga, vou aproveitar para ir com a minha turma de 2000 a um torneio mas vou estar atento aos resultados, muita coisa pode ficar decidida para a semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi é a 2ª vez que encontrei o teu blog e reflecti tanto!Bom Projecto!
Adeus