Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Uma dura realidade


Esta semana fui observar um jogo que me mostrou uma "triste" realidade. Não irei referir o nome da equipa observada, mas espero que esta situação seja de alguma forma utilizada como um exemplo a não seguir.

Este clube, alegadamente por falta de condições apenas possui uma equipa para os escalões de sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13, ou seja, há atletas a competir com adversários 3 anos mais velhos. Nesta equipa existem jovens de muita qualidade que, todas as semanas, são goleados porque não estão a competir no campeonato apropriado à sua idade.

Se o clube não tem condições, porque faz esta equipa? Porque leva estes miúdos, todas as semanas, a outros campos para serem goleados? Estão a prejudicar a formação destes jovens que, volto a referir, têm muita qualidade.

Sei que a maioria destes miúdos são de familias com dificuldades, assim não têm possibilidade de os colocar em outros clubes onde se paga uma mensalidade mas, as várias equipas vizinhas deviam aproveitar estes miúdos e coloca-los nos escalões apropriados, nem que abrissem uma excepção, com toda a certeza seria benéfico para ambas as partes.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Toda a razão.

Acho que já falei sobre isso no meu blog tambem.

Torna-se desmotivante para os miudos desse clube, e também para os adversários.

Qual é o interesse de ir jogar contra uma equipa que já se sabe que vai perder por muitos? ou ganhar por muitos ?

É muito mau que existam estas situações, mas pode ser minimizado quando os treinadores procuram colocar objectivos realistas aos miudos, objectivos que eles tenham de se esforçar mas que possam cumprir.

O que se viu foi lutar de qualquer forma para perder por poucos. E mais não digo porque não é exemplo para ninguem.