Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Boa formação ou uma boa prospecção?

Estou de volta às minhas leituras, voltei a ter mais disponibilidade, com o fim dos torneios, mas não me consigo desligar do futebol.

Numa das minhas pesquisas encontrei uma entrevista de Hugo Vicente, director da "Coerver Coaching" Portugal, onde ele disse algo que retive, “ fala-se muito de formação em Portugal, mas questiono se há realmente formação ou se ela resulta de uma boa prospecção, porque é mais comum os clubes recolherem talentos noutros locais".

Esta frase tem muito de verdade. Embora eu ache que uma “boa prospecção” é fundamental para qualquer clube, a ênfase deve ser dada ao desenvolvimento dos nossos atletas. Infelizmente penso que esta doutrina não é seguida por muitos clubes, onde o principal objectivo é, no final de cada época, conseguir recrutar o maior número de atletas a outros clubes que durante o ano se preocuparam em desenvolver esses jogadores.

Há clubes que no final de cada época dispensam mais de metade dos seus jogadores, recrutando outros para o seu lugar. Na minha opinião fazem bem, se esses atletas têm mais qualidade, claro que devemos ficar com eles. Agora, algo tem de estar muito mal quando isso acontece. Ou trabalho nesse clube não está a ser feito da melhor forma, ou então há outros clubes que estão a trabalhar melhor. Assim, temos de rever a nossa metodologia e perceber se as pessoas que temos a trabalhar connosco são as melhores.

Nestes casos, é ridículo dizer que, o nosso clube tem uma boa formação, tentando passar uma imagem diferente. Mas o que mais me preocupa é que esta ilusão muitas vezes resulta.

Como estamos numa altura onde muitos jovens são abordados por clubes, outros que são dispensados e ainda que procuram outras possibilidades o meu conselho é, procurem informar-se sobre o que realmente se passa, com toda a certeza terão pessoas que vos podem indicar e ajudar a optar da melhor maneira…

2 comentários:

futebolmaisformação disse...

Olá Ricardo!!!
O meu nome é Tiago.
Aprecio muito o seu blog, apesar de o ter descoberto á pouco tempo.
Mesmo percebendo que tem mais conhecimentos do que eu, partilho de muitas das suas ideias ainda que seja um jovem de 21 anos auto-didacta que adora futebol.
Gostava que pudesse visitar o meu blog também sobre futebol e formação.
futebolmaisformacao.blogspot.com

Saudações deportivas

Miguel Nunes disse...

O Sporting tem uma excelente formação, carregada de inúmeros treinadores de qualidade. porém, foi na prospeçao q elevou a qualidade das suas camadas jovens.

exemplos, sao mais q mts...