Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 4 de julho de 2007

NOTICIAS NACIONAIS: Futebol de Formação

A importância crescente do Futebol de Formação em Portugal.

Parece-me claro que hoje em dia existe uma alteração na política adoptada pelos clubes portugueses. Irei apenas referir os exemplos dos chamados 3 grandes, embora haja outros clubes da Liga a apostar nas camadas jovens e nos atletas provenientes da formação

O Sporting continua o seu óptimo trabalho de formação, na academia Sporting/Puma em Alcochete, e sobretudo (é isso que faz a diferença) a apostar nos jovens tendo neste momento para o plantel de 2007/2008 8 Jovens formados no clube, Yannick Djaló, João Moutinho, Miguel Veloso, Paulo Renato, Rui Patricio, Pereirinha, João Gonçalves e Adrien Silva (júnior) . Podemos ainda acrescentar os dois brasileiros (Ronny e Yannick Pupo) contratados para os escalões de formação, sendo que o primeiro logo agarrou uma oportunidade no plantel principal.

O Benfica apenas nesta época de 2006/2007 teve a oportunidade de desfrutar do seu centro de estágio, a Caixa Futebol Campus, e assim ter uma aposta mais forte na sua formação. No estágio de preparação para a época 2007/2008 podemos contabilizar vários atletas formados no clube, aos casos de Moreira, Manuel Fernandes, Romeu Ribeiro (júnior) e Miguel Vítor (júnior) podemos ainda juntar o chinês Yu Dabao e o veterano Rui Costa grande símbolo da formação benfiquista.

Por último do Futebol Clube do Porto, que a par do Benfica continua a ter uma aposta nos jovens do clube um pouco inferior ao Sporting, terá nesta época de 2007/2008 alguns atletas da formação do clube a integrar a pré-época. Ruca, Hélder Postiga e ainda Ventura, Castro e Rui Pedro que se juntam mais tarde devido ao campeonato da Europa de sub-19 serão os atletas representantes da Formação.

Sem comentários: