Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sábado, 28 de julho de 2007

PERSONALIDADES: Horst Wein

Horst Wein representa, sem dúvida, uma das personalidades mais conhecidas, a nível mundial, dentro do mundo da formação de jovens jogadores de futebol. Autor dos livros “Fútbol a la medida del niño” e “Fútbol a la medida del adolescente”, entre muitos outros, autor de numerosos artículos em revistas e websites, conferencista dos mais prestigiosos congressos sobre futebol jovem... Estamos, em resumo, diante de uma autoridade na matéria e quem vai a uma palestra proporcionada por ele, como foi o meu caso o ano passado, fica completamente seguro que as suas respostas nos irão ajudar a melhorar a nossa concepção do trabalho que realizamos no futebol de formação.


Licenciado em Educação Física na Universidade "Deutsche Sporthochschule Köln" com mestria em futebol, é docente Universitário onde dá a disciplina de "Metodologia e didáctica de jogos colectivos" nem "Universität Münster", "Techn. Universität München " e no INEF de Barcelona. É também docente e colaborador no "Centro de Estudios, Desarrollo e Investigación" da Real Federação Espanhola de Futebol (CEDIF) e do mesmo centro na Federação Andaluza de Futebol desde 1996. É Professor conferenciante contratado temporariamente por instituições de 52 países.
.
Ex técnico do Borussia Mönchengladbach, FC Köln, (Alemanha), FC Barcelona (Espanha) e Cosmos New York (EUA).
Para ter uma ideia da sua influência no mundo do futebol jovem aqui fica uma lista breve de instituições com quem colaborou ao longo do tempo:

  • Mentor de técnicos nas seguintes instituições:
The English Football Association
Rayados de Monterrey (México)
Necaxa (México)
FC Pachuca (México)
Universidad de Fútbol en Pachuca (México)

  • Head Coach de NIKE F.C. na Grã-Bretanha desde 1999

  • Colaborador do "Centro de Estudios, Desarrollo e Investigación" da Real Federação Espanhola de Futebol e do mesmo centro na Federação Andaluza de Futebol desde 1996.

  • Subdirector da Academia de Promoção do Desporto de Bombaim (india).

  • Colaborador do Centro Piloto do Calcio Giovanile da Fedederazione Italiana di Gioco Calcio (1988-89).

  • Asesor (mentor) para a formacão de técnicos de futebol nos seguintes clubes: Real Sociedad de San Sebastián (Espanha).Inter de Milán (Italia). Peñarol e Nacional (Uruguay). Leeds United e Sunderland (Inglaterra). América, UNAM "Pumas" e Cruz Azul (México). Universidad Católica de Chile. Comissão Nacional de Futebol Juvenil (Uruguay). Unidade de Capacitação e Formação para o Desporto da Direcção Geral de Desporo e Recreação do

  • Director no departamento de Deportos do Comitá Organizador dos XXV Jogos Olímpicos em Munique e do torneio de futebol nos Jogos Asiáticos de Teheran (Iran).

  • Primeiro técnico do mundo ocidental, convidado pela União Soviética para dar formação aos técnicos e atletas russis em Moscovo e Alma-Ata.
Para quem se interessa pela temática deste blog é simplesmente obrigatório tentar saber mais sobre as ideias deste Professor (no verdadeiro sentido da palavras).
Deixo aqui uma entrevista...

Sem comentários: