Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 29 de julho de 2007

PERSONALIDADES: Aurélio Pereira

Nascido em 1 de Outubro de 1947, Aurélio Pereira é o irmão mais velho de Carlos Pereira, treinador adjunto de Paulo Bento no Sporting Clube de Portugal, mas não é por isso que ele é conhecido no futebol jovem mas sim por exercer funções na formação do Sporting há 35 anos e ter ajudado algumas das grandes estrelas do futebol português a subirem os primeiros degraus na longa escalada do futebol, Luís Figo, Futre e Cristiano Ronaldo são apenas alguns desses jogadores. Aurélio Pereira é responsável pelo departamento de recrutamento que foi criado em 1987-1998 e que tem a sua participação desde o início por achar “muito interessante essa tarefa...”, e para a qual montou uma estratégia, que ainda hoje, como se tem podido ver, dá os seus frutos.


Jogou nas camadas jovens do Sporting, tendo começado nos juvenis, depois de ter tentado a sua sorte na luz e não ter gostado. Nos juniores teve uma lesão grave (dupla fractura da tíbia e perónio) impediu que continuasse a jogar futebol. Ganhou-se um técnico.


Como foi referido numa ocasião por Agostinho Oliveira “é um formador... o segredo do seu sucesso é a maneira como se relaciona com os jovens, como os ouve e aconselha, como sabe entender os seus problemas e gerir os seus excessos”. Agostinho Oliveira contínua os elogios, “Gente para descobrir talentos há em todo o lado. Alguém que o faça de forma continuada ao longo de décadas, na área da formação, isso é que é raro”.


Quando questionado se existem muitos talentos a despontar em Portugal, mesmo fora do Sporting, Aurélio Pereira resume o que se passa com o nosso futebol: “Com certeza! Mas o que é difícil de entender é que a gente vá ver um torneio de miúdos e não estejam lá portugueses a assistir, mas sim representantes de clubes estrangeiros, que pelo visto percebem melhor do que nós os talentos que criamos por cá. Só que os nossos clubes parecem preferir contratar estrangeiros, se calhar porque as suas massas associativas também é o que querem, em vez de quererem ver projectados os nossos talentos.”
.
Sem dúvida que o futebol português e mais concretamente o futebol leonino deve muito a este técnico, eu pessoalmente deixo o meu apreço pelo trabalho desenvolvido por Aurélio Pereira e desejo que o seu excelente trabalho continue por muito tempo bem como o trabalho de qualidade que também está a ser desenvolvido em outros clubes nacionais.

Sem comentários: