Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 18 de novembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: 5ª Jornada - Regresso às vitórias

Esta semana a minha equipa voltou as vitórias! Quem acompanha o meu diário de treinador sabe que a partir de agora começava a jogar com equipas do "meu campeonato" depois de três jogos onde defrontei as três melhores equipas do campeonato. Era um jogo complicado e o resultado foi muito positivo.

Tenho o hábito de perguntar a alguns treinadores que conheço como são as equipas que vou defrontar e desta vez não foi excepção. O que ouvi deixou-me preocupado. Segundo o meu colega essa equipa estava a jogar com miúdos de 97, ou seja, um ano mais velhos.

O jogo iniciou com os meus miúdos cheios de vontade de vencerem e as ocasiões de golo começaram a surgir umas atrás das outras, nunca pensei ver a minha equipa dominar o jogo daquela forma. No futebol toda a gente diz "quem não marca sofre" e depois de 5/6 oportunidades claras de golo e mais um penalty falhado (3º este ano), na primeira vez que a equipa adversária vai à baliza marca golo. Os meus jogadores não sentiram o golo e continuaram a dominar o jogo e infelizmente a falhar golos. Perto do final da primeira parte conseguiram empatar o jogo através do atleta que falhou o penalty, assim rapidamente esqueceu esse episódio.

Ao intervalo disse aos miúdos que a continuar assim a vitória aparecia naturalmente, estava mesmo convencido disso. Ao iniciar o jogo a equipa contrária num lance de bola parada consegue marcar novamente. Comecei a pensar que seria daqueles jogos que dominamos completamente o jogo e não conseguimos o objectivo. O jogo não se alterou e o domínio foi completo. Depois de mais algumas oportunidades desperdiçadas conseguimos o empate através da marcação de um canto. No minuto seguinte um remate de meia distância do adversário leva a bola a bater no poste e acaba nos pés de um adversário que só teve de empurrar a bola. Parecia que estava mesmo destinado a perder, três ocasiões resultaram em três golos. Continuei a dar força aos atletas e novamente através de um canto conseguimos empatar. O jogo estava perto do fim mas o domínio era tal que acreditava que iria conseguir marcar mais um. Foi isso que aconteceu, num remate de muito longe a equipa conseguiu passar para a frente do marcador e no final a vitória foi conseguida por 4-3.

Foi o jogo que mais me deixou nervoso, da forma como jogámos poderíamos ter conseguido facilmente um resultado desnivelado mas foi preciso sofrer até ao final.

Por fim quero dizer que agora já tenho o plantel todo à disposição, os problemas burocráticos para a inscrição de um jogador foram resolvidos. Já agora referir que esse miúdo marcou 2 golos, era notória a sua alegria em estar a jogar.

Sem comentários: