Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Campeonato sul americano de sub-15

Acabou este domingo o campeonato sul-americano de sub-15 e, como acontece normalmente nestas competições, várias equipas das melhores ligas europeias estiveram presentes em Porto Alegre.

Todos os que tiveram a oportunidade de assistir ao torneio puderam observar o excepcional desenvolvimento que esta competição obteve em apenas três anos (1ª Edição foi no Paraguai em 2004). Muitos jovens, mostraram uma notável aptidão técnica por isso é fácil esperar um belo futuro a estes jovens sul-americanos. Por exemplo Jorge Silveira, técnico campeão pelo Brasil, acredita que pelo menos 12 destes jogadores irão chegar aos Sub-17 em 2009, já com uma grande experiência.

Uma equipa ideal deste torneio poderia ser:
Luís Guilherme (Brasil) como guarda-redes, a linha defensiva seria composta por Alejandro Espinoza (Argentina), Diego Polenta (Uruguai), Juan Gómez (Chile) e Matías López (Uruguai). Elivelton (Brasil), Claudio Sepúlveda (Chile), Coutinho e Wellington (ambos de Brasil) os médios, Gonzalo Barreto e Nicolás Mezquida (ambos do Uruguai) como dupla ofensiva.

Também não se pode esquecer: Sebastián Gallegos (médio do Uruguai), Ronald López (médio da Bolivia), Felipe (avançado do Brasil), Gerson (Defesa central do Brasil), Ignacio Ameli (Defesa Central da Argentina), Ferry Carranza (médio do Perú), César Valenzuela (medio creativo do Chile), Salvador Ichazo (Guarda-redes do Uruguai).

Foi um magnífico torneio que mais uma vez mostrou a excelente "cantera" sul-americana.

Sem comentários: