Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 6 de novembro de 2007

DIÁRIO DE TREINADOR: Jornada Dupla

Antes de mais queria explicar a razão de demorar tanto tempo a escrever. Como disse num post anterior a minha prioridade é a Faculdade. Estes dias têm sido complicados ter tempo para outras actividades.

Começou a fase dos jogos muito complicados para a minha equipa, esta semana até houve uma jornada dupla (quinta-feira e sábado). Perdi ambos os jogos, um por 1-2 e outro por 6-0, a análise aos mesmos é totalmente diferente.

Na quinta-feira joguei com uma das equipas mais fortes, actualmente está em primeiro, e que vinha de uma goleada contra uma equipa difícil. Foi o meu melhor jogo este ano, fiz uma primeira parte fantástica em termos defensivos, a equipa adversária não conseguiu criar oportunidades de golo pois a minha equipa estava a fechar muito bem a zona central. Falhei um penalty a acabar a primeira parte e assim o resultado ao intervalo era de 0-0. Ao intervalo alertei o meu guarda-redes para os remates de longe pois era a única hipótese que a equipa contrária teria de criar perigo. O jogo recomeçou da mesma forma, sempre muito bem a defender mas desta vez conseguimos marcar um golo e ficar a ganhar por 1-0, confesso que pensei que já não iria perder o jogo. Nos últimos 15min aconteceu aquilo que eu tinha previsto e num remate de longe a equipa adversária empata o jogo. Os meus miúdos estavam empolgados com a forma como estavam a jogar e isso levou a uma procura constante pelo golo da vitória e infelizmente também levou a um erro defensivo. A equipa subiu e deixou o avançado deles, sozinho na frente, e num lance rápido, o defesa contrário alivia a bola e deixa isolado o avançado que à saída do GR marca o golo fixando o resultado em 1-2. Fiquei triste, jogamos muito bem, foi um resultado injusto mas dei os parabéns aos miúdos.

No sábado, de forma incrível, tudo se passou ao contrário. Achei que os meus atletas entraram de forma muito nervosa, possivelmente por estarem a jogar contra uma equipa com nome e que eles sabiam que ia ser difícil. Defensivamente houve muitos erros. Foi uma primeira parte horrível em que a equipa adversária dominou totalmente o jogo e a minha equipa nem conseguia criar situações de perigo. Chegou o intervalo com o resultado de 5-0. Ao intervalo conversei com os miúdos e fiz ver que tínhamos de jogar com mais calma para não acontecer tantos erros e começarmos a atacar. Foi o que aconteceu, uma segunda parte equilibrada em que mais uma vez falhei um penalty e que podia ter marcado por várias vezes. Houve mais um golo e o resultado final foi 6-0. Foi o primeiro jogo onde acabei chateado, erros a mais e muitas situações têm de ser corrigidas, apesar disso utilizei um discurso positivo e dei os parabéns pela segunda parte, escolhi esta forma de falar com eles porque o próximo jogo é contra a equipa mais forte da série e espero que os miúdos não entrem nervosos e com medo.

Sem comentários: