Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Um dia em cheio


Esta semana mostrou-me porque eu gosto de ser treinador de jovens, mesmo tendo estado o dia todo "ocupado" com os miúdos posso dizer que cheguei ao fim com uma felicidade enorme.

Começando do inicio com a equipa de competição disputei a 4ªJornada, tendo até então obtido uma vitória, um empate e uma derrota. Era importante vencer este jogo para continuar a cumprir com os objectivos que eu defini para esta equipa. Este jogo fez-me ver, que ainda se trabalha muito mal no futebol jovem. Defrontei uma equipa que marcava H-H o campo todo e era esse o principal feedback do treinador. Revelando um pouco como joga a minha equipa, os meus miúdos têm ordens para sempre que um adversário que venha realizar contenção e não tenha cobertura defensiva eles devem realizar 1x1. Ora jogando a equipa adversária com marcação individual essa cobertura nunca acontecia e o jogo tornou-se naquilo que os meus atletas chamam de "joga bonito" tendo eu visto todo o tipo de fintas e dribles que eles conhecem.

Sendo o mais breve possível a primeira parte acabou com o resultado de 6-0 e três bolas ao poste, aspecto este curioso pois foi sempre o mesmo atleta a ter essa infelicidade. Na segunda parte a equipa adormeceu à sombra do resultado e o final do jogo chegou com o marcador em 8-0.

Passando agora para a segunda parte deste meu dia, fui com os meus "bebezinhos" de 99/2000 disputar a 1ª Jornada do Portugal Cup, um torneio muito conceituado para escolas de formação que se irá disputar durante os próximos 6 meses. Até agora só tinha ido com alguns deles a um torneio e com bons resultados, estava ansioso por ver os frutos do trabalho que tenho desenvolvido com eles.

Em cada jornada as equipas têm de disputar dois jogos, o único aspecto negativo que aponto à organização deste torneio é o facto desse dois jogos serem seguidos e com pouco tempo de pausa entre eles.

Falando agora dos jogos posso dizer que estou mesmo muito orgulhoso, estes miúdos jogam muito!!! Não me estou só a referir à técnica individual de cada um, mas também à atitude competitiva que já possuem e principalmente à capacidade que têm de entender o jogo. Não vou ser hipócrita e dizer que não me interessava o resultado, claro que sim, todas as equipas presentes o fazem, mas nunca irei comprometer a formação destes miúdos, esse sim o meu grande objectivo.

No final do dia acabamos com duas vitórias expressivas, 6-1 no primeiro encontro e 8-2 no segundo e, com todas as pessoas que viram o jogo a aplaudir e admiradas com a qualidade demonstrada por estes "bebezinhos". Só prova que estamos no bom caminho!

Quero também referir a presença de alguns observadores das equipas grandes que estão sempre prontos a aproveitar o trabalho realizado por todos estes clubes. Sei que ficaram interessados em alguns dos meus atletas, inclusive abordaram o pai de um deles. Que tal também terem uma palavra com o clube que os está a formar? Eu quando desempenho esse papel tenho sempre a preocupação de falar com o treinador, é quem os conhece melhor...

Por fim referir os maiores elogios que recebi e esses vieram dos miúdos e pais (esses é que me interessam), "mister gostamos muito de jogar nesta equipa" e "esteja descansado que daqui não vão sair, aqui é que eles estão a evoluir".

Tenho muito orgulho em ser treinador de todos estes miúdos e da relação que tenho com eles!

2 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

=D muito bem

Principalmente o final do post, acho que nem que fosse por ser "bonito" os observadores antes de falar com os miudos deviam falar com o seu treinador ou com um responsavel pelo clube.

Isto anda uma selva, e o problema não é o "andei eu a esforçar-me para que os miudos evoluam e agora vêm os tubarões e levam os miudos embora", terei o maior orgulho se um jogador meu for para um "tubarão" e se destaque, continue a evoluir e a gostar do jogo.

O que infelizmente acontece vezes sem conta, é abordarem os miudos que se destacam, os miudos acabam por ir para esses clubes.. estão la 1 ano e vêm embora, frustradissimos por não terem conseguido os seus objectivos.

Excelente post! "joga bonito!" :P

S.L.BENFICA disse...

A questão dos observadores é realmente complexa.
Já passei pela experiência de ver o meu filho sujeito às avaliações de duas equipas das três grandes e digo-vos que não é fácil lidar com o resultado final.
O problema é que os pais deparam-se com o enorme dilema de dar ou não a oportunidade aos seus filhos, pois se por um lado pode se abrir um novo mundo, por outro as coisas podem não correr bem e ser pior a emenda que o soneto.
E estamos a falar de meninos com 9,10 e 11 anos...São montanhas de emoções para gerir.
Em backgound temos o excelente trabalho dos treinadores que impulsionam estes meninos ma que normalmente não vêem o seu trabalho reconhecido.
Como exemplo volto a falar do meu filho, que de dispensado de um clube, foi parar a um de menor expressão e 3 meses depois eu era contactado por dois clubes grandes.Isto resultou do excelente trabalho do treinador que potenciou inteligentemente as capacidades do miudo.
Penso que a única coisa que resta é pedir aos nossos treinadores de meninos que continuem o excelente trabalho e não percam a paciência.
Em nota de roda pé deixo o meu Blog http://escolafutebolscesmoriz.blogspot.com/