Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Uma história para pensar...

Esta semana tive uma conversa com um pai de um jovem atleta que acompanha sempre o seu filho e que é muito interessado na sua actividade desportiva. Essa conversa recordou-me uma história que eu, há uns tempos atrás, tinha lido.

Tom Tutko, o conhecido psicólogo americano, regressava a casa com o filho, depois de o ter acompanhado num jogo de futebol. A derrota que a equipa acabara de sofrer fez com que ele, enquanto especialista de psicologia, sentisse necessidade de dizer algo.
"Sabes João, 50% das equipas que entram num jogo de futebol perde; por isso a derrota é um resultado perfeitamente normal!"
Da parte do filho não sentiu qualquer reacção.
"Lembro-me bem, quando tinha a tua idade, de um dia ter participado numa competição que gostava muito de ganhar, e depois, ao não conseguir esse resultado, ter ficado muito triste", insistiu ele tentando acarinhar o filho com as suas palavras!
Perante tal insistência, o filho aproximou-se dele, pôs uma mão à volta do pescoço do pai e disse-lhe: "Não estejas preocupado...!"
Tutko entendeu, nesse momento, que quem estava mais perturbado com o resultado do jogo era ele... e não o filho!

O desporto jovem deve servir para os jovens retirarem satisfação por se relacionarem e criarem amizades com outros jovens, sejam eles companheiros ou adversários nesse momento. Também deve servir para melhorarem as suas capacidades e por via disso melhorar a sua auto-estima e assim continuarem interessados pela prática desportiva. Não quero com isto dizer que devemos esquecer de incutir nos jovens o desejo de serem melhores e de vitória, mas não deve ser essa a nossa maior preocupação enquanto treinadores e pais.
FutJovem.blogspot.com
Nota: crónica semanal do blog http://mestresdofutebol.blogspot.com/

Sem comentários: