Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CRÓNICA SEMANAL: Centros de Estágio

Para além de proporcionarem excelentes condições de trabalho aos planteis seniores, os centros de estágio, reúnem as condições necessárias para assegurar o alojamento dos futebolistas das camadas jovens do clube. Mas não basta ter os miúdos lá reunidos, é preciso ter atenção ao seu acompanhamento, ainda há pouco tempo houve, no SL Benfica, um problema com o jovem Malam Jaquite que teve de abandonar o mesmo. De referir que o ano passado numa reportagem deste mesmo centro de estágio o seu caso foi referido sendo uma história de sucesso, inclusive ganhou um prémio na escola devido ao seu aproveitamento...
FutJovem.blogspot.com
Mais uma vez irei utilizar uma história para mostrar a importância de ter atenção a estes jovens que estão longe das suas famílias.
FutJovem.blogspot.com
Quando foi convidado para o Santos, Pelé apenas teve um problema para ultrapassar, sair de casa e ir para o lar do clube.Seduzido pelo sonho, Pelé acabou ir, mas logo poucos dias as saudades apertaram, até que decidiu fugir: " Não aguentava mais. Só queria voltar para casa. Uma noite, quando tudo dormia, eram seis da manhã, vi a porta do lar aberta sem o guarda, arrumei uma trouxa e botei pés ao caminho. Ao sair da porta, porém, surgiu Sabuzinho, um humilde funcionário do Santos, filho da cozinheira do clube que aquela hora se preparava para ir à feira que me perguntou «onde é que você pensa que vai? Volta já para seu quarto, seu moleque!» Vocês imaginam a loucura que eu ia fazer? Eu ia fugir!"
FutJovem.blogspot.com
Agora imaginem o que seria do futebol sem o seu rei. Por isso temos de ter muita atenção a estes jovens e a proporcionar todas as condições para que as saudades não cheguem ao ponto de querer abandonar o centro de estágio e o clube. Quem sabe se neste momento não está um futuro rei do futebol num centro de estágio?...
FutJovem.blogspot.com

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Bom post.

Muito importante e cada vez mais actual, ainda mais quando se ve diariamente os miudos a serem "pescados" cada vez mais novos, torna-se fundamental dar-lhes todas as condições e mais algumas para que se sintam em casa.

Até que ponto se justifica privar os miudos dos pais, dos amigos, do ambiente escolar para lhes dar mais e melhores condições de treino?

Com que idade é rasoavel trazer os miudos para o clube, sendo que ficam longe de tudo o que conhecem?

O que acontece aqueles miudos que depois de 1 ou 2 anos no centro de estágios.. "já não prestam" ?