Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Um projecto interessante


Numa das minhas viagens pelo mundo, através da internet, descobri um projecto ambicioso, algo que eu gostaria de fazer um dia...

A ASPIRE Academy do Qatar lançou um programa que dará a estudantes talentosos de sete países africanos uma hipótese de estudarem e treinarem numa das academias desportivas mais avançadas do mundo.

O "ASPIRE Africa. Football Dreams" é o maior projeto para descobrir talentos futebolísticos da história. Quando os testes começaram, 6 mil funcionários avaliaram mais de 500 mil jovens nascidos em 1994 em 700 localidades de sete países diferentes. Na primeira etapa, os 50 melhores jogadores de cada país, identificados no processo de captação, passaram por uma semana de testes na capital do seu respectivo país. Os três melhores de cada país foram de seguida para a ASPIRE para mais quatro semanas de testes. Depois de um período de avaliação e conversas com as famílias, os jogadores mais talentosos foram matriculados na ASPIRE Academy.

O Dr. Andreas Bleicher, Diretor desportivo da ASPIRE, referiu: "Esta é uma oportunidade incrível para miúdos africanos talentosos alcançarem o ponto alto do futebol internacional no futuro, assim como para os jogadores da ASPIRE se inspirarem no seu programa diário de treino por talentos internacionais excepcionais. É um grande impulso especialmente para os talentos futebolísticos do Qatar. Todo o mundo do futebol tem consciência do talento significativo que existe na África e também dos desafios que podem evitar que este talento alcance todo o seu potencial. A ASPIRE oferecerá uma nova janela de oportunidade aos jogadores com o talento e a dedicação necessários para terem sucesso nos níveis mais altos do futebol profissional."

Através das bolsas da ASPIRE, oportunidades de estudo na academia já foram estendidas a estudantes talentosos de países diversos como Gana, Senegal, Comores e Camarões. O "ASPIRE Africa. Football Dreams" foi projetado para levar este processo ao próximo nível, conforme o Dr. Thomas Flock, Diretor Geral da ASPIRE: "Este programa é um caminho reconhecido para a formação de jovens jogadores de futebol na África. O programa de futebol juvenil oferecido aqui está entre os mais avançados do mundo, e os candidatos bem-sucedidos têm a hipótese de conquistar um lugar nas equipes da ASPIRE, ficando expostos à expectativa de padrões internacionais de talento e aplicação da academia."

Cada jogador escolhido recebe todos os benefícios e oportunidades disponíveis como estudante ASPIRE. Eles moram na academia, treinando e desenvolvendo as suas habilidades, com o potencial de se tornarem jogadores profissionais. Esta aventura africana inicialmente visitou sete países: Argélia, Camarões, Gana, Quênia, Nigéria, Senegal e África do Sul.

O projeto é aprovado e apoiado pelo gabinete do desporto para o desenvolvimento e a paz da ONU. É realizado em parceria com a Bonus Sport Marketing (BSM), uma reconhecida empresa espanhola de eventos futebolísticos internacionais.

O ASPIRE Africa é um programa anual, e já existem planos para ampliar o número de países envolvidos nos próximos anos.

Sem comentários: