Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Como explico aos miúdos?


Esta semana defrontei uma equipa com tradição na formação, num campo muito difícil, onde só um clube tinha ganho. Confesso que aguardava este jogo com alguma ansiedade, já tínhamos levado de vencida esta equipa em nossa casa e nessa altura, o próprio treinador disse que em sua casa iríamos perder.

O jogo iniciou e desde o primeiro minuto, a equipa adversária, habituada ao mau terreno do seu campo (como é possível um clube destes ter aquelas condições) utilizou um futebol directo. Ora a minha equipa não sabe jogar assim e mesmo com este campo demos um "baile de bola". Estávamos a realizar um jogo extraordinário, com as oportunidades de golo a surgirem umas atrás das outras. Acabámos a primeira parte a vencer 2-0 mas era um resultado muito curto para o que se passou.

Na segunda parte uma pessoa mudou o jogo, nunca aqui falei dos árbitros mas desta vez tem de ser. Quando fui para este jogo já sabia que o ambiente ia ser complicado e que os árbitros muitas vezes deixam-se levar por isso, mas nunca pensei notar uma alteração tão grande de uma parte para outra. Depois do intervalo o árbitro começou a marcar faltas por tudo e por nada, cortou claramente o ritmo ao jogo e a minha equipa sentiu isso, não conseguíamos fazer um ataque sem ter de parar 2/3 vezes. Com tudo isso a equipa adversária lá consegui equilibrar e marcar um golo. Mas o incrível aconteceu na jogada seguinte onde, em mais um lance de futebol directo e avançado adversário recebe a bola e corre em direcção à baliza, dentro da área por azar pisa a bola e consequentemente cai, o árbitro esse conseguiu ver ali um penalty!! Os miúdos ficaram de rastos com este lance, é complicado para estes jogadores, são miúdos não compreendem que há equipas com mais poder que outras... A equipa adversária, empatou o jogo.
.
Como já disse anteriormente estes miúdos têm uma grande atitude. A partir daqui, confesso que não esperava, os miúdos foram ainda mais lutadores e conseguiram dominar claramente o resto do jogo, mas mais uma vez o árbitro resolveu acabar com a força destes jovens e em dois lances claros para penalty na área adversária mandou seguir o jogo. Estava decidido, não podíamos ganhar este jogo, tivemos sorte em dominar desta forma o jogo porque se eles voltassem à nossa área provavelmente a bola iria cometer outro penalty...

Agora eu pergunto, como explico aos miúdos que neste jogo, onde fomos mesmo muito superiores nos impediram de ganhar? Como explico o penalty que o árbitro marcou quando um jogador pisou uma bola e caiu? E os outros dois que não marcaram para nós?

Parabéns à minha equipa que deu uma lição de futebol, tenho jogadores que, com toda a certeza, já percebem melhor o jogo que alguns adultos que se encontravam naquele campo.

1 comentário:

Nelson Oliveira disse...

Olá Ricardo,

Infelizmente o futebol é mesmo assim, mesmo na formação.

Passei por uma situação semelhante não há muito tempo, e sei bem a angústia, o desconsolo e a "raiva" que estes miúdos sentem nessas alturas.

É muito difícil ,para nós treinadores, conseguir explicar-lhes o pké destas situações. É mais difícil ainda faze-lo sem os levar para o "campo" que os arbitros são pouco competentes, etc..pois não os devemos educar desde tão cedo para isso.

Enfim, a motivação tem que ser feita pegando nos pontos positivos da exibição.
Explicar-lhes que nem sempre o futebol é justo, ou pq a bola foi á barra (mas mereciam que ela entrasse) ou pq o arbitro se enganou e apitou mal, ou por isto ou por aquilo.

Mas que o fundamental é a equipa demonstrar carácter, atitude, bom futebol e lutar do 1º ao ultimo minuto.
Se o fizerem independentemente do resultado..já são uns grandes campeões!


ps: Falas aqui de futebol feio, futebol directo unicamente a pensar no resultado. Posso-te dizer que passo pelo mesmo. São varios os treinadores a elogiar a minha equipa e a dizerem que somos os que melhor futebol praticamos. Contudo e no escalão de escolas..o futebol inteligente, complexo, bonito não é premiado.Ganha mais facilmente uma equipa forte fisicamente e com elementos rapidos na frente....aproveitando o futebol directo (mais ainda no futebol de 11..q é o tipo de futebol onde compito) do que uma equipa como a minha (e como a tua ao que parece).

Mas não é por isso que vou desviar-me um milimetro daquilo em que acredito: formar bem e com qualidade, faze-los praticar bom futebol, não fazer dos miudos "manhosos", como muitos já são..ao simularem lesões, agredirem adversários, etc.

Abraço