Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

CRÓNICA SEMANAL: Declarações da Secretária de Estado

Esta semana resolvi juntar-me à polémica que se instalou devido às declarações da Secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz.
Futjovem.blogspot.com
A secretária de estado afirmou que "as escolinhas de futebol são uma das razões para o abandono escolar" em Braga, onde, "para além de questões como a negligência dos pais e o abandono escolar", aquelas recebem "muita atenção" porque "as crianças não podem trocar a escola por locais onde aprendem a jogar futebol".
Futjovem.blogspot.com
Será que ninguém lhe disse que as escolas de futebol funcionam depois de terminarem as aulas? É ridículo dizer que faltam às aulas para irem para as escolas de futebol. Por exemplo a escola de futebol onde eu trabalho é para miúdos desde os 5 aos 14/15, miúdos que estão dentro da escolaridade obrigatória, só mostra que a Sra. Secretária não está por dentro do assunto das escolas de futebol, devia procurar informar-se melhor em vez de perder tempo a dar entrevistas para criticar.
Futjovem.blogspot.com
Idália Moniz continua dizendo que "Havia um conjunto de sinalizações que correspondiam a meninos que tinham absentismo escolar e, ao mesmo tempo, frequentavam escolinhas de futebol. A Comissão (de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Braga) desenvolveu um projecto com as escolinhas e hoje são os próprios treinadores que os sensibilizam para não faltarem à escola".
Futjovem.blogspot.com
Eu acredito que a maioria dos treinadores já sensibilizavam os jovens para a importância da escola, mas mais uma vez eu reforço nenhum miúdo falta às aulas para ir para uma escola de futebol, que pais deixam isso acontecer pensando que o miúdo vai ser jogador quando está numa escola de futebol? Nem quando estão nos clubes grandes, onde têm mais hipóteses de singrar no mundo do futebol isso acontece. Na minha humilde opinião, em vez de tentarem atribuir as culpas para as escolas de futebol, podiam tentar perguntar aos miúdos porque não gostam de estar na escola, provavelmente ficariam com uma visão mais clara do que se passa na realidade.
Futjovem.blogspot.com
Idália Moniz ainda usou o seu caso pessoal para falar deste tema, "Tenho um filho que joga andebol no Belenenses e sei que a secção de Andebol faz depender as convocatórias do aproveitamento escolar".
Futjovem.blogspot.com
Parabéns à secção de Andebol por esta atitude, mas será que ela foi perguntar às restantes secções desse e de outros clubes o que costuma fazer?
Futjovem.blogspot.com
Segundo a governante, o que acontece é que "algumas crianças que faltam às aulas frequentam escolinhas de futebol" e, como há "um interesse comum", é importante encontrar-se "uma forma de as cativar".
Futjovem.blogspot.com
Claro senhora secretária peça ajuda a outras pessoas/entidades para resolver os problemas que a sua secretaria e ministério da educação não consegue. Numa coisa tem razão é preciso cativá-las para a escola, agora não peça aos treinadores para fazer isso, essa é a sua competência. Eu até acho que neste momento os miúdos ficam tempo de mais na escola, têm muitas actividades depois das aulas e muitas eles nem gostam de fazer, os governantes deste país pensam que quanto mais tempo os miúdos ficam na escola mais aprendem, eu acho que é errado. Deixem os miúdos socializarem, eles precisam de tempos livres para gozar a juventude, assim também se aprende e muito.
Futjovem.blogspot.com

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Atirar as culpas para as escolinhas de futebol, é para alem de não saber do que está a falar, sacudir a agua do capóte ( ou lá como é a expressão).

Este ano tive 2 pais que vieram ter comigo todos revoltados porque eu não tinha convocado os filhos deles devido as notas na escola. No 7º ano, os miudos tiveram 7 negativas no 1º Periodo, é obvio que tinham de ser castigados. O treino é bom para eles, têm mais é de continuar, mas não os convoquei enquanto não subissem as notas.

Engraçado que os pais de um dos miudos que teve 7 negativas ofereceram-lhe uma Wii no natal.

Quanto as razões do abandono escolar, quantos professores tiveram mesmo formação como professores? Fora Educação Fisica, que tem bastantes cadeiras sobre "como ensinar", quantas licenciaturas têm essa preocupação? O que não falta são arquitectos a dar aulas de Educação Visual, engenheiros a dar aulas de Matemáticae por ai fora, que formação como professores estas pessoas tiveram?

Ensinar é uma vocação, e há muita gente que está no ensino porque não encontrou outra saida.

Logo como professores deixam algo a desejar. É normal que as aulas não corram bem, que os miudos se sintam desmotivados e que abandonem a escola.

Todo este processo é que tem de ser revisto. Os clubes/escolas de futebol ( ou de outro desporto qualquer) podem muito bem dar uma grande ajuda a Escola. Desde que geridos por pessoas competentes... coisa que infelizmente nem sempre acontece.

Bem visto Ricardo, post importante!

Abraço