Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sábado, 1 de março de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Duas situações diferentes com um problema semelhante


Hoje irei falar de duas situações que aconteceram em dois jogos que observei e que me parece que infelizmente acontecem muito.

A primeira situação aconteceu no jogo onde participou a minha equipa. A equipa de defrontei tinha 2 guarda-redes e sei que um deles é mais bem mais fraco que o outro. Sei eu e sabe o seu treinador que o deixa maioritariamente a suplente, até aqui tudo bem é a opção dele e compreende-se, o que não acho mais correcto, e importa aqui referir que é exclusivamente a minha opinião é mostrar ao miúdo que ele não conta. Claro que o treinador não diz a esse jovem o que eu disse, mas os miúdos percebem! Num jogo com duas partes de 25minutos, se ele apenas entra a 5 minutos do final e inclusive quando vai a entrar o treinador diz “espera, deixa marcar o canto primeiro” claro que ele fica a saber que a vontade do treinador é a de nem colocá-lo em campo.

A minha equipa também tem dois guarda-redes, joga uma parte cada um e, quem foi titular neste jogo será o suplente na semana seguinte. Não sei se é a maneira correcta, é apenas a minha maneira.

A outra situação passou-se no mesmo dia num jogo de sub-13. Uma das equipas tinha dois avançados com um nível superior aos restantes. Essa mesma equipa conseguiu colocar-se em vantagem e o treinador decide retirar esses dois atletas para descansarem, na jogada seguinte a equipa adversária marca e a primeira atitude desse treinador foi colocá-los de novo em jogo.

Com esta atitude o treinador está por um lado a mostrar a esses dois jogadores que são mais importantes que os outros. Mas até aceito, os miúdos também percebem que o são mesmo sem esta situação, mas e os restantes? Não está o treinador a mostrar à sua equipa que não confia nos restantes?

Para concluir apenas quero reforçar a ideia que esta é uma opinião pessoal e, enquanto não me convencerem do contrário a minha é a mais correcta.

5 comentários:

Diogo Sousa disse...

Os miudos tem de ter paciencia mas a vida e assim mesmo.

O treinador logicamente que quer vencer o jogo e tem de apostar nos miudos que lhe dao mais garantias.

Ainda hoje tive a falar com um treinador no final do jogo da sua equipa e perguntei-lhe porque ele nao tirou um jogador que andava a arrastar-se no meio do campo.
Ele respondeu-me que no banco nao tinha um jogador que podesse fazer o mesmo que esse jogador que tava morto de cansaço estava a fazer e mais valia jogar com o jogador que estava cansado do que apostar num jogador que ainda ia fazer pior!

Esse treinador apenas realizou 1 substituiçao em 5 possiveis e tava com metade da equipa a fazer "joguing" (nao sei se é assim que se escreve)em campo.

A missao de um treinador acima de tudo e tentar vencer o jogo!

Ricardo Damas disse...

Caro Diogo,

Não nos podemos esquecer que nestes exemplos que dei estamos a jogar de futebol de formação.

Temos de olhar para o verdadeiro sentido da palavra formação para perceber a minha posição critica para com estas atitudes.

Quando entramos no período de especialização (iniciados, juvenis, juniores) já penso que estas situações podem ser geridas de outra forma mas até lá, para mim, o principal é mesmo formar jogadores e jovens...

Um abraço

Futebol Formacao disse...

Ola,
Concordo com a tua rubrica, mas por exemplo, eu treino Sub-10 e por vezes olho para o banco e penso, até te colocava dentro de campo, mas nos treinos estás sempre a brincar(nao sabe e nao quer aprender) logico que isso no momento de o colocar, nos faz pensar.. Mas tambem procuro colocar todos a jogar em todos os jogos, mas por vezes é impossivel..

www.treino-de-futebol.blogspot.com
Abraço

Ricardo Damas disse...

Estamos a falar de situações diferentes para não colocarem os miudos. Em relação à disciplina até sou da opinião se o jovem durante toda a semana teve uma má atitude e comportamento deve mesmo ficar fora da convocatória e perceber que está a prejudicar a equipa e a ele próprio.

Cabe a nós treinadores depois ter atenção a esse miúdo e conversar com ele, explicar porque não jogou. Ele tem de perceber que contamos com ele, apenas não pode ter aquela postura na semana de treinos.

Rui Cardoso disse...

Para mim no futebol de formação de 7 não faz qualquer sentido ter como 1º item da equipa vencer.Estamos a falar de meninos que tem que ter outros princípios que devem aprender aqui que são pilares para formarmos acima de tudo bons desportistas, e homens de amanha com hábitos de praticar desporto, há outros princípios que é necessário que este meninos aprendam: espírito de equipa, todos são importantes, no jogo só pode ganhar uma equipa ,ensinar a conviver com a derrota também é importante ,e é triste excluir alguns miúdos de um lazer que se quer saudável do ponto de vista físico e emocional , só porque nesta altura é menos dotado do que alguns colegas , lá mais para a frente as próprias regras obrigaram a que só possam jogar alguns e aí também eles melhor entendem essa situação... nem sempre quem ganha mais vezes hoje o continuará a fazer no futuro , formar é muito mais educar do que ganhar!