Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sábado, 1 de março de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Uma equipa com personalidade

Como disse anteriormente entrei na parte final da segunda fase onde irei disputar jogos importantes. Não que seja importante vencer os jogos, não é isso que me importa, estamos a falar de sub-9 e sub-10, mas penso que será um bom indicador da evolução desta equipa.

Esta semana era contra uma equipa que estava ao mesmo nível, é isso que indica a classificação, ambas queriam ganhar para ficar à frente do adversário. Notei que os meus miúdos estavam com uma grande atitude, uma enorme vontade de mostrar o que sabem. Foi isso que aconteceu!

O jogo iniciou com uma jogada de perigo para a minha equipa mas infelizmente não foi aproveitada. A partir daí o jogo tornou-se equilibrado em termos de oportunidades, mas foi "engraçado" assistir a um jogo entre duas formas diferentes de encarar o jogo, a minha equipa a trocar a bola a cumprir tudo o que lhes é ensinado e que pertence ao nosso modelo de jogo, a equipa adversária num futebol directo incluindo o guarda-redes que, por incrível que pareça, foi o jogador adversário que mais rematou à baliza!

O golo da equipa adversária surge num destes lances, pontapé para a frente bola por cima dos defesas e para a nossa grande área onde estava acampado o avançado adversário (neste escalão não há fora de jogo) que à saída do meu guarda-redes coloca a bola na baliza e faz o primeiro golo do jogo.

O meu guarda-redes sentiu um pouco esse golo e a forma como foi alcançado, nas duas reposições seguintes da bola em jogo também chutou para a frente, mas depressa lhe foi transmitido que não era esta a nossa forma de jogar e que ele sabia o que fazer. Há uns dias utilizei umas palavras de um treinador sueco, Stefan Billborn, que diziam “Como treinadores temos de ser consistentes e ter fé nos nossos jogadores, se eles se sentirem confortáveis iram tomar iniciativa mesmo que às vezes cometam erros. Não podemos mudar o nosso estilo de jogo só porque jogamos num campo com má qualidade ou contra um adversário específico.” Concordo plenamente!

E foi a jogar da nossa forma que conseguimos o nosso golo, numa jogada bonita onde chegamos até à linha final a trocar a bola de forma brilhante, cruzamento e o médio do lado contrário apenas teve de empurrar a bola. Como dizem os miúdos “Chocolate”!

O jogo acabou com um empate, se calhar o futebol directo até resulta, mas tal como disse aos meus miúdos no final do jogo, não importa o resultado, importante sim é jogar bem e aí a vitória foi claramente nossa. Eles entenderam o recado e no blaneário festejaram. Parabéns aos miúdos que demonstraram uma personalidade fantástica, que compreendem o jogo e que sabem jogar futebol.

Sem comentários: