Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: Tottenham Hotspur FC

Está de regresso a categoria Futebol Jovem e o Mundo e desta vez com uma viagem a Inglaterra para falar do Tottenham Hotspur FC e do director da academia do clube John McDermott.

McDermott refere que o papel da academia tem de ser tentar levar os jovens até à equipa principal e que esses jovens sejam o catalisador que o clube precisa para passar a constar sempre do top5 inglês e consiga alcançar um estatuto europeu.

Para que os jovens atinjam a equipa principal o clube definiu um caminho baseado em três aspectos. Este caminho inicia-se com o recrutamento de jovens para a academia. Depois de estarem na academia começa a ser incutido o programa de desenvolvimento. No final esperasse que haja oportunidades para os colocar na equipa principal para continuarem a desenvolver e comprovarem o seu valor.

Para John McDermott o recrutamento depende do estatuto que o clube tem, da filosofia e do dinheiro que possuem para contratações. O clube começa a recrutar miúdos a partir dos nove anos de idade, até ai apenas mantém atenção ao futebol da comunidade em que está inserido. Entre os 9 e 12 anos de idade o clube já faz observações a 1hora de distância do clube. Dos 12 aos 16 anos a distância estende-se aos 90 minutos a partir daí se os jovens vieram para uma educação a tempo inteiro já abrange todo o país e União Europeia. A Partir dos 18 anos passa a existir um mercado global para os clubes. É assim visível que o clube primeiro observa primeiro o que tem em “casa” e só depois começa a alargar as suas fronteiras de recrutamento.

A filosofia de treino de McDermott não difere muito da filosofia do clube o que facilitou imenso quando Jonh McDermott foi escolhido para director da academia. Assim, tem sido possível trabalhar com todo o staff técnico para estabelecer uma visão conjunta para o desenvolvimento dos jovens. Dessa forma tem sido feito um trabalho com cada faixa etária, com cada treinador desde os 18 aos 9 anos em conjunto também com o assistente Chris Ramsey. “Nós tentamos ajudar os técnicos e os jogadores a perceber claramente o que nós procuramos alcançar, os standards esperados ao nível táctico, táctico, mental, físico e também social no nosso treino…”

John está muito ligado ao sistema táctico 4-3-3 que utilizava nas selecções inglesas, mas para ele este sistema têm uma razão de ser, a forma como querem desenvolver os seus jovens. Para ele o pensamento tem de ser, querer que os jovens entrem na equipa principal e que se sintam confortáveis a jogar no campeonato principal. Dessa forma os atletas têm de se sentir confortáveis com a bola, com as situações de 1x1, que tenham qualidades de percepção, excelentes capacidades de recepção, variedades de passe, dribles em velocidade e claro capacidades defensivas. Para o director da academia este sistema é o que melhor vai ao encontro destes objectivos, o tradicional 4-4-2 utilizado na maioria dos clubes ingleses, segundo McDermott pode levar a que haja um futebol mais directo para os dois avançados sempre que haja uma situação de pressão da equipa adversária.

É a partir dos sub-12 que se começa a jogar futebol 11 utilizando o sistema táctico 4-3-3 mas o técnico faz questão de referir “Não interessa qual o sistema utilizado, o importante é encorajar os jovens a jogar desde a defesa”. Isto quer dizer que esperam que as equipas se sintam confortáveis com a posse de bola.

Uma dos elementos do recrutamento dos jovens para a academia que é considerado vital é, o que se faz com os miúdos quando eles são inseridos. O treinador é obviamente muito importante neste processo mas também o é a educação, o apoio médico, psicológico e o caminho percorrido até à equipa principal. Parte do sucesso da premier league é o elevado números de estrangeiros presentes no campeonato, assim neste momento é complicado para os treinadores principais apostarem nos jovens que vêm da formação, é natural que estejam mais sujeitos a errar, o que é natural já que ainda estão numa fase de aprendizagem, mas errar pode custar pontos e esse pontos neste campeonato pode ser a diferença entre a despromoção ou ir às competições europeias. Por isso um dos pontos importantes do trabalho desenvolvido por John McDermott e os seus colaboradores é a relação que eles estabeleceram com o treinador da equipa de reservas de forma a todos possuírem um discurso comum em proveito dos jovens. Assim tanto o treinador da equipa de reservas como o principal têm de saber o que se passa com as equipas jovens do clube, quem se está a sobressair e a merecer uma oportunidade de jogar com a equipa principal de reservas. Este é o ponto-chave para o director da academia do Tottenham Hotspur FC para que o trabalho, que faz com os jovens desde os 8-9 anos de idade, não seja inconsequente o que se não tiverem cuidado pode acontecer.

Havia muito mais para dizer, mas penso que aqui fica o essencial do trabalho desenvolvido por John McDermott como director da academia Tottenham Hotspur FC.

Sem comentários: