Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 11 de março de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Será a melhor opção?


Hoje ficou confirmado, mais um dos meus miúdos foi para um grande. Tem sido constante o assédio destes clubes.

Com toda a certeza que uns vão dizer, que bom, é sinal que se está a trabalhar bem e é bom para o miúdo ir para lá. Pois eu duvido e muito!

O miúdo em questão tem 6 anos, sim não me enganei, nasceu em 2001. A equipa de 2001/2002 do meu clube ganhou há pouco tempo um torneio a esse clube grande, o que eles fizeram? Deram a volta à cabeça de dois pais e levaram dois miúdos para lá. Um dos pais, depois de o filho ter treinado, resolveu voltar, parece que gosta mais da nossa forma de trabalhar, outro completamente deslumbrado por ser um clube grande resolveu tirar o miúdo do clube que o potencializou, onde estão todos os amigos do seu filho de 6 anos!

Será que foi a melhor opção? Penso que não, o miúdo nesta idade, gosta é de brincar com os amigos seja onde for.

Depois desse torneio, já voltaram a perder com a nossa equipa, mais dois jogadores foram abordados. Eu pergunto, não seria melhor pensarem porque o nosso clube lhes continua a ganhar? Podem sempre continuar a levar os nossos miúdos. Assim talvez consigam.

Só tenho pena que alguns pais se deixem levar na conversa e que se deslumbrem por estes clubes, duvido que este miúdo evolua como estava a acontecer e é isso que me deixa triste, este miúdo tem 6 anos e um talento enorme mas devido a esta opção do pai pode estar a comprometer o seu desenvolvimento. Espero sinceramente estar errado, que tudo corra da melhor forma e que o meu “bebezinho” seja feliz!

5 comentários:

S.L.BENFICA disse...

Caro treinador, sigo com atenção o que vai surgindo na net sobre formação e lamento que se continue a caracterizar a mudança dos atletas jovens para um dito "grande", como se uma descida ao um inferno se tratasse...
Pode questionar-se o momento, mas terá o seu clube as condições ao nível da competividade dária que proporcionam os "grandes" desde os Escolas até aos juniores? É que evolução não resulta apenas do que os treinadores possam ensinar, mas também do que os pequeninos aprendem com o universo que os envolve (leia-se nível dos seus colegas) e não quero menosprezar o seu clube, mas pelo que regularmente leio desde alguns anos, os clubes que competem no topo desde Escolas a Juniores são em regra os mesmos...Portanto se o clube que agora "levou" o seu menino for efectivamente "grande" deseje-lhe sorte e aguarde...Pode ser que o reconhecimento do seu trabalho lhe reserve a mesma sorte. Cumprimentos

Ricardo Damas disse...

Eu acho muito bem um miúdo ir para um grande, aliás se dissesse o contrário contra mim falava já que desempenho funções de observador.

A questão aqui é, estarmos a falar de um miúdo de 6 ANOS. Acha sinceramente que o miúdo nesta idade se preocupa para onde vai jogar? Ele apenas quer brincar com os seus amigos.

O miúdo ainda não tem idade para competir, deixem-no crescer, evoluir e para isso, penso sinceramente, que seria melhor continuar onde estava.

Diogo Sousa disse...

6 anos?!
Eu so vou dizer uma frase: está na moda "contratar" miudos.

Bruno Dias disse...

No ano passado passei pelo mesmo, estava a trabalhar com miúdos de 2000/2001 e o clube recebeu vários faxes para 2 miúdos irem treinar a um grande. OS pais de um dos miúdos optou por não ir, achou demasiado cedo e outro foi passados alguns treinos disseram ao miúdo que não tinha lugar e ele voltou. Esteve praticamente um mês, em baixo. Chegou ao ponto de parar num jogo de jogar, para olhar para a dita equipa grande que estava de fora a ver o jogo.
Se os adultos têm dificuldade em compreender a desilusão, imaginem as crianças....

http://misterformacao.blogspot.com/

Nelson Oliveira disse...

Eu concordo com o Ricardo.
O que está em causa não é o facto dos atletas irem para um grande.
Se tal fosse realmente a questão..acho que todos os treinadores de formação que desejam o melhor para os seus atletas vêm essas transferências como um reconhecimento do seu trabalho e como uma oportunidade de ouro para os seus atletas.

Costumo dizer frequentemente aos atletas: Só espero que todos voces cheguem aos Portos,Benficas,Sportings,Reais Madrid,etc...
Era msmo mt bom sinal!

A questão é o timing.
E neste ponto concordo plenamente com o Ricardo.
Com 6 anos um atleta não pensa em competição... Pensa em diversão com os seus amigos.
Mais do que os tornar fenómenos desportivos desde mt novos...é preciso deixa-los viver e sentirem prazer no que fazem. Quando tiverem outro poder de encaixe e outra maturidade...aí sim que trepem por aí acima para chegarem a clubes que lhes possam garantir outras condições.

E mais, apesar de acreditar que na generalizado dos casos é bom para os atletas integrarem os plantis de um grande, a verdade é que por vezes o facto de sairem do seu habitat natural pode dificultar-lhes uma possível chega a sénior.
Em primeiro lugar pq terão menos possibilidades de ser chamados ao escalão sénior dos seus clubes e depois pq mts vezes é o "jogar á bola na sua rua", o jogar futebol no ringue la do bairro, etc... que potencia as qualidades de um atleta.