Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: AC Milan

Esta semana escolhi o AC Milan e Eddie Marles, director do clube para a América do Norte e América Latina. Vou falar um pouco sobre um programa que o clube tem para o futebol de formação, os campos de férias. Este programa iniciou, em Maryland, Baltimore em 1999. Desde essa altura alargaram-no a mais 10 estados americanos, bem como a 8 locais no Canada. O mesmo se passa com outras zonas do globo sendo, actualmente, considerado o número um nestas iniciativas, envolvendo mais 100,000 crianças todos os anos. Estes campos criados pelo AC Milan, recebem rapazes e raparigas desde os 6 anos até aos 17.

Eddie Marles nasceu na Colômbia, onde desenvolveu o seu gosto pelo futebol, mas emigrou cedo para os Estados Unidos com os seus pais. Em relação à sua associação com o AC Milan começou de uma forma curiosa. Marles tinha uma empresa que começou a prestar serviços de catering para o clube, foi assim que o staff técnico do clube o conheceu. Mais tarde começou a pesquisar mais sobre o clube e os seus objectivos, sobre os programas e territórios que abrangiam. Foi assim que se associou a este programa através das suas capacidades de organizar eventos.

Em relação ao programa, o foco é o desenvolvimento integral do jovem. É o pensamento que todos têm de ter. Também dão grande importância ao criar um ambiente divertido enquanto aprendem. Já em relação ao staff técnico Marles refere "Os treinadores são muito experientes e dinâmicos, a maioria deles viajam por mais de 40 países onde temos este programa". "As manhãs são dedicadas geralmente dedicadas ao treino técnico enquanto as tardes, dedicamos a conceitos tácticos e jogos". Esta forma de organização está também dependente dos miúdos que frequentam os campos. "Em algumas regiões há crianças extremamente talentosas, enquanto em outras eles apenas estão a aprender a movimentar-se, nós tentamos ensinar as crianças a serem coordenadas. É incrível ver quanto evoluem estes jovens numa semana com um bom método de ensino".

Muitos destes jovens que têm participado nestes campos acabam por ingressar nas academias da Florida, Califórnia, Toronto e no resto do mundo, neste momento são mesmo considerados uma peça fundamental na estrutura do clube.

Voltando ao staff técnico presente nestes programas, são treinadores altamente certificados, muitos deles são ex-jogadores, embora Eddie Marles refira que ser ex-jogador não significa que possa ser um treinador, é na verdade uma mais-valia. "Todos os nossos ex-jogadores continuam a fazer parte da nossa instituição. Desde Leonardo a Baresi. É como uma família e, nunca se abandona a família. Se notarem toda a estrutura do Milan é composta de ex-jogadores. Ancelotti, Tasotti, Costacurta, Baresi, Evani e Galli. Actualmente o staff está sob um programa de treino e actualização de forma a implementar a nova plataforma de treino, é um sistema que é considerado dos mais avançados do Mundo, para programas com jovens".

Este programa tem muitas particularidades que atraem os jovens, desde a presença de figuras do clube, como Paolo Maldini, Gennaro Gattuso, Alessandro Nesta e Clarence Seedorf. Depois têm também pacotes de viagens para Itália, sejam apenas para o jovem ou em conjunto com os pais.

É um programa de treino interessante, penso que poderia ser aproveitado por muitos clubes de forma a atrair jovens para os seus quadros.

O verão passado estive prestes a fazer parte de um programa semelhante num clube inglês, era uma oportunidade de me enriquecer enquanto treinador, conhecendo outras formas de trabalhar. Desde que comecei esta categoria, Futebol Jovem e o Mundo, tenho pesquisado bastante sobre clubes, treinadores e programas, não se compara com a vivência da própria realidade, é certo, mas considero que me tem feito evoluir na minha função de treinador e, sendo o meu sonho coordenar o futebol jovem de um clube, quanto mais realidades conhecer mais ideias consigo adquirir.

Sem comentários: