Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

CRÓNICA SEMANAL: Importância da vertente social dos clubes


Esta semana, fui observar um jogo de uma equipa na qual conheço alguns treinadores. Esse clube está numa zona onde existem várias equipas, muitas delas com alguma dificuldade em ter atletas suficientes em todos os escalões, assim, muitas vezes os miúdos têm de jogar pelo escalão superior.

Fiquei a ver esse jogo com um desses treinadores. A dada altura perguntei porque não ia buscar os melhores miúdos dessas equipas, já que a distância não era muita e assim já poderiam jogar no escalão correcto e inclusive aumentar a qualidade da equipa, isto é, criar um pequeno departamento de prospecção, ou algo semelhante. A resposta surpreendeu-me, foi-me dito que isso não era possível porque muitos desses miúdos têm dificuldades financeiras e não poderiam pagar a mensalidade que naquele clube é exigida enquanto são atletas de formação.

Ora o futebol nunca foi considerado um desporto de elite e assim tem de continuar, disponível para todos, independentemente do tamanho, capacidades, cor ou credo. Como actividade, oferece valores educacionais, benefícios para a saúde, oportunidades sociais e desportivas. Podemos mesmo afirmar que é um óptimo veículo para o desenvolvimento pessoal e, na maioria das vezes, são estes miúdos que têm mais dificuldades que precisam destas actividades. Concordo que a formação deve ser paga, não é isso que está em questão, mas se podemos ajudar esses miúdos não o devemos fazer?

Há uns tempos apresentei uma série de ideias a uma pessoa ligada a um clube, a resposta que obtive foi, arranja recursos financeiros para implementarmos isso. Eu então penso ao contrário, devemos implementar as ideias para trazermos mais verbas financeiras para o clube. É como esta situação, podemos não receber compensações financeiras directamente dos miúdos, mas se com eles aumentarmos a qualidade das nossas equipas, mais atractivo se torna o clube para outros miúdos, esses sim com possibilidades de pagar a mensalidade. Pode ainda haver a possibilidade de uma futura transferência para um clube de maior dimensão.

Todos os clubes deveriam ter programas desportivos, sociais e promocionais capazes de chegar a públicos mais alargados. É por isso que dou tanta importância à existência de uma pessoa responsável por estes assuntos, podemos chamar de coordenador se quiserem, não interessa a designação mas, se um clube quer crescer, tem de fazer a diferença com a qualidade dos serviços que presta à sociedade onde está inserido.
.

Sem comentários: