Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ENTREVISTAS: Pep Guardiola, simplicidade e honestidade...

É difícil e até mesmo ingénuo pensar que um treinador de top como Pep Guardiola pode ser completamente honesto numa entrevista, mas estive a ler uma entrevista extensa onde o treinador do Barça respondeu a mais de 50 perguntas, parecia honesto e sobretudo comprometido com seu trabalho.

Admitiu que a renovação por apenas uma temporada foi uma escolha pessoal pois a direcção presidida por Sandro Rosell, propôs-lhe mais anos de contrato.

Guardiola assumiu a venda de uma das suas apostas pessoais, Chygrynskiy, fazendo assim face às necessidades financeiras do clube, embora ele não tenha negado que teria gostado de continuar com o defesa no plantel. Aceitou as dificuldades na contratação de Cesc Fabregas não deixando de confirmar que gostaria de contar com o espanhol na próxima temporada, deixou a decisão da continuidade de Marquez e Ibrahimovic nas mãos dos próprios jogadores e, claro, dos respectivos representantes.

Definiu-se, perante todos os jornalistas, como um mero funcionário do clube, “Todo el mundo cree que tengo las llaves de la barraca pero sólo soy un empleado, con mucha gente por encima, cuyo trabajo sólo es que los jugadores respondan, se motiven y compitan un año más”. Ironicamente mostrou-se preocupado pela imagem que transmite de má relação com os Presidentes, primeiro Laporta e agora Rosell. É melhor exibir independência que demonstrar dúvidas pendentes. Defendeu claramente Johan Cruyff: “Algo se hecho mal. Johan no lo merece, su papel en la historia centenaria del club es indispensable y yo le seguiré llamando cuando necesite consejo”.

Foi generoso com o futebol espanhol, no momento de avaliar o sucesso da Espanha no Campeonato, lembrando por exemplo os trinta anos de Vicente Del Bosque no Real Madrid, a influência de Casillas, Reina ou Marchena no balneário da selecção, e mostrou uma mistura de admiração e inveja saudável quando exclamou que “Nunca me hubiera imaginado que Busquets y Pedro pasarían de tercera división a ganar el Mundial, ese pedazo de trofeo que yo no tengo” tudo isto num contexto de orgulho pela “cantera” do Barça, mas dando todo o crédito aos jogadores.

Apenas Guardiola sabe quais são os seus verdadeiros objectivos, mas nesta entrevista demonstrou lealdade e compromisso com Rosell e a nova direcção, e é improvável que venha a usar qualquer problema no planeamento do desportivo da equipa como uma desculpa, se por qualquer motivo algo não correr bem. Poderemos comprovar, ao longo da época, se foi verdadeiro ou é apenas optou por uma postura de segurança

7 comentários:

Pedro Barbosa disse...

Boas Ricardo,

Muitos parabéns pelo teu blog. Queria fazer-te uma questão: sobre o livro do Guardiola que estás a ler, fala da sua metodologia de treino, das suas ideias, etc, etc?

Um abraço.

Ricardo Damas disse...

Caro José Carlos,

Eu comecei a ler o livro apenas há uns dias e ainda não tenho uma ideia completa. O que te posso dizer até agora é que não tem muito de relacionado com o próprio treino em si mas com a "filosofia" que o Guardiola segue.

Não contes com exercicios e algo dentro desse género mas se és um admirador da forma como ele vê o futebol é um livro interessante.


Um abraço.

Anónimo disse...

muito bem...podias arranjar o link da entrevista completa..?gracias

Ricardo Damas disse...

Eu vi a entrevista na Barça TV e depois li num dos jornais espanhóis penso que o "AS" não te consigo dzer o link mas com certeza se pesquisares no jornal aparece a entrevista.

Abraço

Ricardo Damas disse...

Pesquisei um bocado e aqui fica um pouco da entrevista

http://www.as.com/futbol/articulo/guardiola-ceros-podemos-ganarle-madrid/dasftb/20100719dasdasftb_14/Tes

farmacia disse...

Como arranjaste o Livro Ricardo?
É que mesmo pesquisando no Google nem assim consigo obter informações sobre o mesmo.

Parabéns pelo blog.

Abraço

Ricardo Damas disse...

Consegui o livro numa livraria online. Demorou um bom bocado a vir mas tiveram de encomendar.

A livraria é a Wook.