Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PENSAR FUTEBOL: Treinadores distintos, visões semelhantes...

Nesta última semana li duas entrevistas que me deixaram particularmente satisfeito. Cho Kwang-rae, novo seleccionador da Coreia do Sul, confessou que o seu modelo de jogo será semelhante ao que põe em prática a selecção espanhola, campeã do mundial da África do Sul. “Quero emitar a Espanha” diz Cho, de 56 anos e até agora treinador da equipa sul-coreana Gyeongnam FC, numa conferência de impressa, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

Segundo o novo técnico da Coreia do Sul, que no passado mundial foi eliminada nos oitavos-de-final frente ao Uruguai, a sua equipa deve ser mais rápida e mais precisa nos passes “O futebol sul-coreano deve mover-se mais, com passes curtos, para reduzir a distância que os separa das equipas de futebol da elite mundial”.

O seleccionador da Coreia do Sul diz que o estilo da Espanha vai impor-se "Depois que a Espanha ganhou o Mundial, a capacidade de passe, os ataques rápidos e as transições são cada vez mais importantes no mundo", afirmou.

Vou estar curioso para ver se o novo seleccionador coloca em prática as suas ideias e se vamos ver uma Coreia do Sul a jogar de forma diferente.

A segunda entrevista é do treinador do Inter de Milão, o espanhol Rafael Benitez, onde refere ambicionar que o seu clube siga, em Itália, o modelo do Barcelona, numa entrevista publicada no Jornal “La Gazzetta dello Sport”. “Quero uma equipa mais subida e com maior posse de bola” sentenciou Benitez na entrevista ao jornal desportivo italiano, onde também referiu o que espera da equipa, acrescentando que Esteban Cambiasso “jogará mais subido”, porque “é um treinador em Campo”.

Benitez também analisou a situação dos jovens jogadores do clube, que pretende "lançá-los" na primeira equipe. "Todos falam sobre a importância dos jovens, mas depois querem vencer, vencer e vencer, e ninguém tem a coragem de esperar", disse ele. "Em Espanha é mais fácil porque a qualidade dos miúdos é muito elevada, mas o Barcelona teve de esperar alguns anos e o Real Madrid ainda mais", disse Benitez, que comparou a situação com a Inglaterra, onde "têm mais paciência", disse ele.

“Se querem jogadores com coração temos de os ir buscar à cantera e esperar que cresçam” disse, mas acrescentou: "Raul, Rooney e Gerrard aparecem apenas uma vez a cada dez anos." Durante seu diálogo com o "La Gazzetta dello Sport", Benitez aproveitou a oportunidade para mostrar como concebe o futebol e qual é a sua filosofia quando se trata de formação.

"Quero ganhar, não me importa contra quem é, isso sim, respeitando o adversário, essa é a minha visão do futebol” explicou.

Aproveito também para deixar uma frase curiosa porque me revi no que Benitez disse, "Eu sou treinador desde os 13 anos de idade quando jogava com a minha equipa e levava um caderno onde apontava os resultados e estatísticas", disse o técnico do Inter.

São duas visões, de dois treinadores distintos, mas com pontos em comum. Confesso que fico entusiasmado ao perceber que aos poucos, o futebol praticado pelo Barcelona e, consequentemente pela selecção espanhola, começa ganhar cada vez mais adeptos. Como diz José Mourinho “um treinador defensivo ganha uma vez, não ganha duas, três, quatro, cinco, 10, 15, 16, 17. Não há hipótese!”

1 comentário:

Pedro Barbosa disse...

É uma visão interessante.

Mas será que terão mentalidade para isso? Será que terão jogadores com capacidade para se integrar neste tipo de futebol? E será que na cultura que se inserem, esse tipo de futebol pode ter sucesso? Tínhamos perguntas até amanhã de manhã.

Mas, estou expectante para ver o desempenho de Benitez no Inter e se será capaz de seguir à risca essas palavras.

Um abraço, Ricardo.