Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PENSAR FUTEBOL: Criar uma filosofia

A mudança de paradigma no jogador de futebol espanhol é um facto: o gosto pelo jogo, para o bom trato da bola e a criatividade estão a tornar-se a marca registada dos jogadores e de um país que sempre precisou de uma filosofia clara para apostar.

Tem sido interessante acompanhar a selecção de sub-19 espanhola no Europeu, são claramente visíveis os princípios que hoje em dia regem essa tal filosofia de jogo espanhol. A Espanha continua a demonstrar toda a sua capacidade para criar algo de extraordinário.

Com quatro vitórias somadas noutros tantos jogos na presente edição da prova, selecção espanhola continua a mostrar a sua criatividade e imaginação, como o comprova o inteligente golo apontado por Canales diante da Inglaterra, só ao alcance de uma equipa plena de confiança. A vencer por 2-1 à passagem dos 60 minutos, os pupilos de Luis Milla dispuseram de um livre em zona perigosa e colocaram em prática uma espectacular jogada de laboratório.

Os resultados que, hoje em dia, as Selecções Espanholas têm alcançado, não são fruto do acaso nem de poucos anos de trabalho.

Os próprios clubes deviam ter uma filosofia a seguir tal como se vê no Barcelona. É verdade que “só falam deles porque ganham”, mas não é isso que nós queremos? Ganhar? Mas há outros clubes que ganham menos vezes e que têm uma filosofia clara dentro do clube, o Arsenal por exemplo. Claro que ajuda manter o Arséne Wenger no clube durante vários anos e no nosso país já sabemos que isso é impossível.

Vou continuar a acompanhar a evolução dos “nuestros hermanos” e a retirar ideias para, tal como outros colegas, colocar na gaveta porque os nossos dirigentes não se interessam…

Sem comentários: