Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CRÓNICA SEMANAL - Será que Mourinho olha para a cantera?



Sou um confesso admirador da filosofia de Johan Cruyff, leio semanalmente a sua coluna no jornal El Periódico de Catalunya. Esta semana voltou a escrever sobre José Mourinho, da reduzida confiança do técnico português na “cantera” do Real Madrid

O ponto de partida para a sua análise é que o "futebol de formação de um clube é bom se o técnico principal o utilizar e mau se não o utiliza”.

Logicamente o técnico holandês comparou a formação dos dois principais clubes espanhóis, dizendo que hoje em dia a formação do Barcelona é mais reconhecida porque os técnicos da equipa principal apostam nela. Arrisco-me a fazer um paralelismo com a realidade nacional onde o Sporting CP utiliza vários atletas na sua equipa principal que são oriundos da sua formação, por isso, nesse aspecto, é mais valorizado que os seus rivais FC Porto e SL Benfica. Aliás com a nova vitória de Leo Messi como melhor jogador do Mundo o Sporting continua a ser o único clube que teve dois atletas vindos da sua formação galardoados com a bola de ouro.

Voltando à coluna de Johan Cruyff, é referido que o estilo de Mourinho não passa por apostar nos jovens, "Melhor do que ninguém, ele pode ver o que tem e o que lhe falta, e se já queria outro avançado quando tinha Higuaín e Benzema para o lugar de 9, é coerente que o seu discurso não se tenha desviado minimamente desse sentido… Alguém estranha que Mou peça para contratar no mercado de Inverno e não olhe para cantera? A mim não, é a sua filosofía. É fiel a ao seu próprio estilo", vincou.

De forma a reforçar esta opinião, é referido o passado de Mourinho pouco ligado à formação, "se tem trabalhado assim e as coisas lhe têm corrido muito mais para bem do que para mal, é normal que queira seguir por essa linha. Tem sido a isto que se tem/o têm acostumado, não observar a formação."

"Se o seu mercado já não é esse, porque nunca o foi, é lógico que agora não o implante, se o seu manual de trabalho já não prevê a possibilidade de subir os jovens para os ir lançando para médio y longo prazo, menos então subirá um jovem para uma urgência,"anteviu.

Sou daqueles que pensa que Mourinho é o melhor treinador do Mundo, fiquei com uma inveja tremenda a ouvir o discurso do Wesley Sneijder. É incrível a relação treinador-atleta que consegue criar. Mas se há um ponto onde também gostava de o ver a apostar mais era na formação.

Sei que também não tem passado por clubes com uma estrutura, cultura e filosofia tão enraizada como o Barcelona, e assim sendo, é sempre mais difícil apostar nos jovens. Outro ponto é o tempo de permanência nos clubes, por exemplo sei que na altura da passagem pelo FC Porto criou um documento que englobava o futebol de formação, mas não esteve no clube tempo suficiente no clube para recolher os frutos. Veja-se o caso de Arséne Wenger no Arsenal.

Espero com curiosidade para ver como será o futuro de José Mourinho no Real Madrid, com tempo acredito que criará uma filosofia no clube e aí penso que a aposta na cantera será muito maior…

2 comentários:

Nelson Oliveira disse...

Eu tenho uma ideia mt própria sobre isso,

O Mourinho tem entrado em projectos em que o tónico, a ansia, a obsessão, é ganhar, ganhar já!

Relembro que chega ao Chelsea cujo proprietário tinha sede de vitórias, de conquistas. Chegou a um clube que nada vencia á 50 anos.

Depois veio o Inter. Uma equipa que se encontrava desesperada por sucesso europeu.
Os adeptos quase que desvalorizaram as conquistas dos campeonatos, pq queriam a Europa.
Também o Inter tem como proprietário um milionário Italiano sedento de conquistas.

E agora o Real, o poderoso Real.
Um Clube que é visto como o maior de todos, um Clube que se encontra arredado das noites de glória na Europa e que vê interna e externamente um Barcelona a marcar uma geração.

Todos estes clubes têm pontos em comum: muito dinheiro, mt fome de títulos e muito pouca paciência para os alcançar.

No fundo, o Mourinho adaptou-se a isso mesmo.
Já dizem "os livros", devemos ter ideias próprias, mas temos que ter noção da cultura do país, do clube, etc..
E Mourinho tem interpretado perfeitamente essa "máxima".

Chega, estrutura, prepara e vence.
Apanha três clubes mediáticos mas pouco estruturados, cria guerras, agiganta o seu poder e influencia e cria os alicerces para ganhar.

Formação pressupõe estabilidade, pressupõe um espaço de tempo alargado, pressupõe muitas outras coisas.

Mourinho chega a clubes em que sabe que o tempo para conquistar é escasso, tem uma sede muito própria de vencer em várias realidades, sabe que tem uma liderança de desgaste "mais ou menos" rápido e portanto é pragmático ao máximo: faz o que é necessário para vencer.

Acho que é mais por aí.

E o recordarmos o FCP é um forte indicador daquilo que acabei de referir.
Quando chega ao FCP Mourinho não tem ainda noção do que viria a ser a sua carreira, a dimensão que iria atingir.
No fundo chegava á cadeira que lhe poderia garantir títulos e fama interna, mas provavelmente estava longe de pensar naquilo que lhe viria a acontecer.
Aí, por ter atingido o máximo que poderia atingir no seu País (treinar um clube habituado a vencer com frequencia), terá pensado que poderia ser um projecto para muitos anos e daí o documento para a formação, para fazer a ponte entre formação e equipa profissional.
Estabeleceu o perfil de jogador que deveria ser formado, entre mts outras coisas...

Nesta fase se calhar faz-lhe menos sentido.
Tem uma fome de conquista, de conquistar, conquistar e mudar-se para um novo desafio.
Quiça pq ganhar sucessivamente no mesmo clube não o motiva o suficiente.

Ainda assim, Balotelli e Santon foram apostas no Inter.
Ok, talvez não tenha sido ele a lança-los, mas a verdade é que foram opção, tal como foram mais um ou outro jogador da formação.
Necessidade? Talvez, mas foram aposta...


Já vai longo mas dizer só isto:
a cultura do Barcelona não se esgota em Guardiola.
O Homem tem todo o mérito do Mundo em conseguir marcar uma geração no Futebol, em criar um estilo que ficará eternizado.
Mas a cultura do clube, a "veia formadora" tem muitos anos e continuará a ter.

Ricardo Damas disse...

Nélson, como habitualmente um comentário excelente.

Concordo com tudo o que dizes aqui, a capacidade do José Mourinho se adaptar à estrutura, clutura e objectivos dos clubes por onde tem passado é extraordinária, por isso ele é o melhor do Mundo.

A razão porque publiquei este post, é a curiosidade que tenho em vê-lo num projecto com outras caracteristicas onde pudesse potencializar também jogadores vindos da formação.

Acredito que também ai pudesse ter sucesso, ainda mais agora tendo passado por vários países e conhecido com toda a certeza novas formas de trabalhar no futebol de formação...

Vou aguardar...

Um abraço