Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Uma ideia original...

Há duas semana fui, como habitualmente, ver um jogo de um campeonato de formação, neste caso entre duas equipas sub-11 (Benjamins A). Acabei por chegar mais cedo ao campo onde se iria realizar esse jogo, como tal dirigi-me ao bar do clube para tomar um café. Foi ai que ouvi esta história e que retive.

O jogo era entre duas equipas modestas, classificadas nos lugares inferiores do campeonato. A equipa que jogava em casa estava um pouco melhor, penso que dois lugares acima. Esta equipa, numa iniciativa conjunta entre pais e treinadores, decidiu organizar um “estágio” para os miúdos. Assim, no dia anterior, sexta-feira, todos os miúdos se juntaram e foram jantar. Posteriormente foram passar a noite num hotel, onde no dia seguinte também tomaram o pequeno-almoço. Isto é, tiveram todas as regalias que eles sabem que os jogadores profissionais têm.

Com toda a certeza 80% ou mais daqueles miúdos têm como sonho, serem jogadores de futebol, acredito que nesse dia sentiram-se um pouco mais próximos desse sonho.

Não vou falar de como correu o jogo, do que achei das organizações das equipas, dos seus processos ofensivos e defensivos, das acções técnico-tácticas deste ou daquele jogador ou dos feedbacks dos treinadores. Apenas queria relatar esta história, achei original, com toda a certeza que os miúdos adoraram.

Não será este um dos objectivos do futebol de formação? Proporcionar momentos de alegria aos jovens? Assim sendo, parabéns a estes pais e treinadores por esta iniciativa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante o seu artigo. Já agora se quiser espreite este site: www.estrela1999.com
Informo tb que o nosso próximo jogo será no dia 29/01 às 15 horas no campo do Sabugo, para se quiser aparecer.
cmp
MG