Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE OBSERVADOR: Atitudes diferentes...

Esta semana fui observar mais uns jogos de futebol de formação. Num desses jogos houve uma situação que me despertou o interesse de partilhar com as pessoas que por aqui passam.

A dada altura do jogo que estava a decorrer de forma tranquila, dois miúdos "pegaram-se" um com o outro. Prontamente o árbitro interrompeu o jogo e falou com os miúdos de forma a que a situação não continuasse.

Fiquei curioso para ver o que os treinadores iriam fazer. Aconteceram duas atitudes diferentes.

O treinador da equipa da casa não disse nada ao miúdo, deixando o jogo decorrer como até ali, o outro chamou o seu atleta, retirou-o do campo e teve uma conversa com ele, inclusive de costas para o jogo, mostrando que naquela altura a sua preocupação era com a situação que aquele jogador tinha protagonizado.

Em primeiro queria salientar a atitude do árbitro, sem expulsar nenhum jogador, parou aquela situação tendo-a resolvido de forma pedagógica e de acordo com a idade dos jogadores (sub-10).

Em seguida, e referindo que não acredito em fórmulas mágicas que todos temos de seguir, agindo da forma x ou y, a atitude do segundo treinador pareceu-me correcta e apropriada à situação. Temos de olhar para a parte pedagógica destes jogos e não apenas para a vertente desportiva em busca de resultados. Muitas vezes não se ganha o jogo mas ganham-se miúdos com bons valores e atitudes.

Sem comentários: