Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

domingo, 30 de março de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Como é possivel?!


Esta semana defrontava um clube que aposta forte na sua formação, uma equipa que tal como a minha teve azar nos sorteios das fases anteriores. Aguardava este jogo com alguma expectativa, tinha recebido excelentes referências sobre este adversário.

Foi uma semana atípica de trabalho, muitos dos meus miúdos estavam de férias e num dos treinos tive até de mudar de local devido a um torneio inter-associações que se disputou nas instalações do meu clube.

Para este jogo apenas pude contar com 10 miúdos, ou seja, tive 5 atletas indisponíveis, mas mais uma vez fui confiante de um bom resultado. Chegado ao campo adversário uma situação saltou-me logo à vista, o péssimo estado do sintético na zona de penalty.

Em relação ao jogo, o que posso dizer é que houve duas partes completamente distintas, na primeira a minha equipa dominou, criando diversas situações de golo mas, apenas por uma vez os meus atletas conseguiram festejar. Já a equipa adversária, na única oportunidade que teve na primeira parte marcou. Assim, o intervalo chegou com o resultado de 1-1.

Na segunda parte o jogou foi diferente, os meus miúdos, talvez por algum cansaço por não existirem tantas trocas perderam o domínio do jogo e a equipa adversária foi melhor. Sem o domínio da posse de bola, valeu o grande espírito de sacrifício destes miúdos e a nossa excelente organização ofensiva aguentando o resultado até ao final. A referência, que tinha recebido, ficou confirmada, realmente é uma equipa bem organizada.

Neste jogo tenho dois episódios que quero partilhar. O primeiro diz respeito a uma situação de jogo. Nos esquemas tácticos, a minha equipa defende à zona, tenho a perfeita noção que somos dos poucos, a equipa adversária nunca deve ter apanhado ninguém a defender dessa forma. O meu adversário utiliza uma estratégia comum, todos os jogadores na entrada da área e em seguida parte cada uma para um zona tentando baralhar os adversários, ora com a minha equipa todos esses atletas ficaram sozinhos e, o miúdo que ia marcar o canto ficou sem saber o que fazer, demorou mais de 1minuto para marcar e chegou a olhar diversas vezes para o seu treinador. Importa aqui referir que nunca criaram perigo nessas situações de jogo.

O segundo episódio, que dá origem ao título do post, está relacionado com uma atitude que um “triste”, colocado atrás da baliza, teve neste encontro. Durante a primeira parte o meu guarda-redes teve a ouvir insultos. Tenho se salientar que treino miúdos nascidos em 1998! Como é possível utilizar estas estratégias com crianças? Ao intervalo assim que o meu guarda-redes me contou, rapidamente comecei a dirigir-me ao local, esse “triste”, sem coragem de me ouvir, depressa fugiu.

6 comentários:

Diogo Sousa disse...

Esse tal lance que tu falas que estas a defender á zona é numa situação de canto?

Sou adepto de numa situaçao de canto os jogadores que denfendem "marquem" á zona, e já incentivei alguns treinadores a fazer isso mas haver tempo para treinar isso (!), são miudos, eles conseguesm captar a informaçao que lhes dás?

Quanto ao outro "triste" é pena que existam muitas pessoas assim!
Deixem os miudos jogar a bola!

Ricardo Damas disse...

Caro Diogo,

Sim o lance de que falo é um canto. Claro que é mais fácil para um treinador deixar os miúdos marcar H-H. Agora eu penso que nesse tipo de marcação há sempre um risco elevado. Se um adversário for mais rápido que o meu jogador dá golo.

Assim, defendo marcação à zona e tens razão são miúdos mas aí entra o trabalho do treinador. Os meus miúdos sabem as vantagens de defender dessa forma. Agora claro que a informação não pode ser transmitida como se faz com adultos.

Marco Crispim disse...

Também treino os meus miúdos (escolas) com marcação à zona nos cantos e tenho tido bons resultados. Não é assim tão difícil, se for trabalhado com tempo. É importante ir fazendo e não esperar resultados imediatos!

Bruno Dias disse...

Treino uma equipa de infantis de 7, e penso que o mais importante é que os miúdos aprendam a defender zona pois HxH é praticamente inato.
Com conhecimentos de defesa zona e HxH tornam-se mais competentes quando integrarem uma equipa de fut11, onde poderá também ser solicitado pelo treinador defesa mista, nas bolas paradas.

http://misterformacao.blogspot.com/

Formação no Futebol disse...

Boas! Sou treinador de uma equipa de Infantis de Fut11 da zona do Porto.
Acho interessante o pormenor (ou pormaior) de defenderes à zona em bolas paradas numa fase tão precoce da formação!acho isso muito interessante e vejo com bons olhos isso aparecerr tão cedo. Na minha equipa tb o faço (mais de forma mista, mas como um inicio para a defesa à zona em bolas paradas, principlamente em cantos). Quanto ao que motivou ao titulo do teu post acho isso normal pois já ando nisto à algum tempo e ja muitas situações dessas!Podes pensar nisso como uma forma poisitiv do teu GR evoluir psicologicamente e tornar-se mais maduro qd uma situação dessas acontece.

Abraço

Nuno Carvalho

Unknown disse...

Então é assim, eu era contra a defesa a zona, mas agora mudei de ideia.
Este ano peguei numa equipa que já o fazia a 2 anos, e então decidi continuar o trabalho. Devo-vos dizer que ainda não sofri um golo de canto nem de livre.

Defendo da seguinte maneira:
X X nos postes
X X X X linha da pequena area
X X zona do penalti


X Fora da grande área do lado do canto preparado para o contra -ataque

o homem que falta fica a saida do canto.

tem dado resultados, mas também vos posso dizer que cada um deles sabe perfeitamente o que tem que fazer e a zona a ocupar.

abraço