Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

sábado, 29 de março de 2008

NOTICIAS NACIONAIS: Norton Matos abraça um projecto interessante


Hoje foi noticiado no jornal record que Norton de Matos vai dirigir e treinar o Étoile Lusitana, clube dedicado à formação de jogadores com idade juvenil e júnior da capital do Senegal. “É mais uma aventura. Sinto que tenho uma missão em África. O que estou a fazer é uma lição de vida, é de uma grande riqueza, faz bem à alma”, diz Norton Matos.

O Étoile Lusitana é um clube criado de raiz, com 80 por cento de fundos de um banco português. “Há duas ideias: disciplinar o talento, a magia e o improviso fantásticos que estes jovens têm e garantir a alimentação deles. Ou seja, há um lado desportivo e um lado social.”

E outro financeiro, obviamente: “A ideia será criar mais-valias e ver estes jovens a concretizar sonhos. Garanto mesmo que há aqui mais talento do que na Europa. E os jogadores são humildes e têm uma vontade incrível de aprender. É fantástico vê-los progredir.” Norton trabalha agora com 50 jovens. “Eram 400 que fui eliminando aos poucos. Foi doloroso mas teve de ser.”

Cá está mais um projecto que me deixou muito interessado. Irei tentar acompanhar o trabalho realizado por Norton Matos em África e quem sabe no futuro fazer um artigo sobre este clube senegalês.

Sem comentários: