Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 13 de maio de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Cada vez melhores...


Esta semana jogava contra o primeiro classificado desta 3ª fase, uma equipa só com vitórias, inclusive já nos tinha ganho em nossa casa no tal jogo atípico onde o clube marcou mal a hora e, assim, não tivemos tempo para a palestra nem para aquecer. Este jogo tinha uma importância especial para mim, queria mostrar que a nossa equipa é bem mais forte do que mostrou naquele jogo.

Apesar desta preocupação a semana de trabalhou continuou a ser dedicada a melhorar o nosso modelo de jogo, como já disse anteriormente, nesta terceira fase apenas me preocupa a nossa forma de jogar, não quero saber se ganhamos ou perdemos, desde que a equipa jogue bem. Isso tem sido conseguido, a equipa está a jogar de uma forma brilhante, os miúdos têm evoluído imenso. Os adversários com quem temos jogado nesta terceira fase também têm contribuído para isso. São equipas com o nosso nível e, dessa forma, temos novas dificuldades todos os jogos.

Voltando ao jogo na palestra procurei aumentar os níveis de confiança dos miúdos, eu sei do que eles são capazes, agora eles têm de acreditar em si enquanto equipa.

O jogo começou e desde o primeiro minuto que assumimos o jogo, com uma organização ofensiva muito forte não estávamos a deixar o adversário criar perigo enquanto nos íamos tendo algumas jogadas onde poderíamos ter alterado o resultado. Foi de forma natural que aos 10 minutos da primeira parte marcámos golo, por sinal um grande golo num remate espectacular que levou a bola a entra no ângulo. Apesar de ter sido golo corrigi o miúdo que o marcou, pois rematou para o lado onde estava o guarda-redes! A primeira parte continuou com alguma desorientação da equipa adversária, acredito que não estavam à espera que criássemos tantas dificuldades e que dominássemos o jogo daquela forma. O intervalo chegou com o resultado (curto) de 0-1.

Ao intervalo procurei mostrar aos miúdos que apenas estivámos no meio deste jogo, que eles tinham de continuar a lutar pela vitória, de uma coisa podiam já estar certos estavam a fazer mais um grande jogo e a ser superiores.

A segunda parte decorreu da mesma forma, ou seja, continuámos a jogar muito bem, embora o domínio não tenha sido tão visível como na primeira parte. O tempo foi passando com os miúdos a resolverem todas as situações que iam aparecendo, até que no último minuto de jogo, na nossa única falha defensiva o adversário tem espaço para rematar e empata o jogo. Foi injusto para os miúdos, como já referi pouco me interessa os resultados, queria apenas jogar cada vez melhor, o que se verifica e mostrar que perdemos aquele jogo devido às circunstâncias do mesmo.

No final mostrei-lhes o quanto estava orgulhoso deles, estão mesmo a jogar muito. Sinceramente e sem falsas modéstias somos a equipa que melhor joga nesta terceira fase, não estamos em primeiros é certo, mas é muito bom ver os miúdos a jogar desta forma. Aproveito para referir novamente a importância de ter estes adversários, que criam dificuldades, que nos fazem evoluir cada vez mais, só mostra que a associação deveria reformular um poucos os campeonatos, a segunda fase deveria logo ser desta forma...

Sem comentários: