Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

CRÓNICA SEMANAL: "uma forma moderna de escravatura"


Pois é, o Euro’2008 está quase a começar, já temos os jogadores escolhidos! Começamos a sentir aquele nervosismo destas alturas, a ansiedade de jogadores, técnicos e adeptos. Ainda agora acabou o campeonato e todas as conversas, discussões debates, em que todos participamos um pouco, já está aí outra competição para prender a atenção. Não será assim o futebol “uma forma moderna de escravatura” como diz o sociólogo francês Jerôme Segal?

Mas não podemos olhar apenas para esta escravatura dos adeptos e das suas emoções. Sendo este espaço dedicado ao futebol Jovem, parece-me importante fazer uma ligação com esta realidade. Na conferência de imprensa de segunda-feira, onde se deu a conhecer os seleccionados, Gilberto Madaíl referiu que tinha de se investir na formação, chegou até a falar em 2 milhões de euros, para combater o crescimento do número de estrangeiros nas camadas jovens. É neste ponto que quero falar de uma nova forma de escravatura.

Se olharmos com atenção para os estrangeiros no futebol de formação no nosso país, vemos que a maioria provém de África e América do Sul, zonas onde há menos recursos, sejam eles materiais, físicos e sobretudo financeiros. Assim, as agentes/empresários visitam as famílias, prometem contratos na Europa, convencem-nas, muitas vezes, a endividar-se para comprar o bilhete de avião à procura de um sonho. Quantos conseguiram vingar no futebol sénior? E depois o que acontece? Por cada craque que aparece dessas regiões “há dezenas de milhares de jovens na miséria”.

Esta necessidade de se segurar este sonho Europeu leva a que alguns desses jovens utilizem todas as formas possíveis para o conseguir, seja alterar documentação para serem mais novos, utilizarem doping, etc.

Acho que o futebol necessita de ser repensado, ainda mais quando falamos de jovens e do futebol de formação, fiquei satisfeito com o anúncio de Gilberto Madaíl, também em Inglaterra vão apostar forte, finalmente perceberam que não chega ter a melhor liga do Mundo se nela só estão atletas estrangeiros.
.

1 comentário:

Ricky_cord disse...

De facto, olhando para os plantéis das equipas de juniores dos dois grandes de Lisboa é fácil verificar que estão "impestadas" de estrangeiros. Há algum limite de utilização desses jogadores nas camadas jovens?