Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 30 de julho de 2007

NOTICIAS NACIONAIS: Observador de 14 anos

Olhar de rapina. Atento, pertinaz, concentrado. Perspicácia pura ao serviço do Gabinete de Prospecção do Benfica. Francisco Moreira, na natural verdura dos seus 14 anos é o mais jovem olheiro do país.

Importava, antes de mais, perceber como o Sport Lisboa e Benfica colocou nas mãos de um adolescente a árdua tarefa de descobrir craques na zona de Vila Nova de Gaia. Francisco, dono de um discurso fluente e de uma maturidade pouco usual para a sua idade, encarregou-se de nos matar a curiosidade.
«Acompanhava muitas vezes o meu primo Gil Nunes, também ele observador do Benfica, e acabei por conhecer fortuitamente o Bruno Maruta, director da prospecção. Ele deve ter simpatizado com a forma como me expressei sobre algumas matérias e convidou-me para este cargo», confessa o caça-talentos, um «fanático» pelo futebol que, dada a tenra idade, nem sequer recebe qualquer quantia pelo exercício de uma função que lhe «rouba» os fins-de-semana.

«Tenho liberdade para definir os jogos que observo e ando sempre pela área de Gaia e Porto, apesar de já ter ido mais longe. Comecei em Janeiro de 2007 e vejo três ou quatro jogos por semana, o que significa que já analisei cerca de três mil atletas», partilha, revelando-se um analista «extremamente exigente». «Neste meio ano, apenas dei nota máxima em duas ocasiões. O Benfica confiou na minha opinião e esses atletas foram logo convidados a treinar no centro de treinos do Seixal».

«Já estive a observar o meu melhor amigo, o Vitor Hugo. Dei-lhe uma nota razoável porque não merecia mais. Não adianta nada eles pedirem-me para meter uma cunha», deixa em jeito de aviso. Mas, e o próprio Francisco? Nunca terá sonhado em jogar no Benfica? Em ser um jogador de futebol conhecido? Afinal, esse é o desejo de quase todos os miúdos que adoram o desporto-rei.

Malgrado as suas 14 primaveras, Francisco Moreira já tem histórias para contar. Gaba-se, por exemplo, do dia em que se escapuliu para o balneário do F.C. Porto, numa partida contra o Candal. «Pedi a ficha de jogo aos responsáveis e disse-lhes que escrevia num blog. O pior foi que durante o jogo fiquei mesmo à frente de um director do Porto e ele viu as fichas que eu tinha com o símbolo do Benfica», relata, por entre um sorriso malandro.

Mas que tipo de jogadores podem convencer este olheiro tão especial? Que características o seduzem num futebolista? «Procuro segurança num guarda-redes, boa visão de jogo num médio centro, rapidez e técnica num atacante. Tenho especial atenção no recrutamento de guarda-redes e pontas-de-lança porque sei que há alguma carência nessas posições», explica, sempre muito profissional no contacto com o jornalista.
Fonte: Maisfutebol.iol.pt

Sem comentários: