Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 1 de julho de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Mês dedicado às captações


Pois é estou de volta e qual a melhor categoria para recomeçar que o diário de treinador?!

O campeonato acabou depois de 29 jogos oficiais. Foram jogos que me deram um enorme prazer, com um grupo de 15 miúdos fantásticos, cada um com as suas personalidades mas que no conjunto funcionaram muito bem.

Terminada a época, achei por bem convocar uma reunião com os encarregados de educação de forma a realizar o balanço da época e de modo a começar já a preparar a época. Também os pais formaram um grupo interessante e muito positivo, desejo sinceramente que continue desta forma, pois também eles são importantes para que toda a equipa tenha uma evolução constante como até agora se verificou.

Em relação ao trabalho de campo propriamente dito, para a próxima época irei ficar sem dois dos 15 jogadores actuais. Um guarda-redes que me disse que ía deixar de jogar futebol, guarda-redes esse que iria abandonar a equipa de qualquer maneira visto ser de 1997 e que assim será infantil na próxima época. Outra das baixas para a próxima época admito que me custou muito, trata-se do atleta de nacionalidade espanhola que tanto referi aqui devido aos problemas burocráticos que tive para o inscrever. Foi um miúdo que teve uma evolução um extraordinária, era o jogador que utilizava para melhorar as contenções dos restantes colegas porque tem uma capacidade técnica fora do normal. Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e que continue a jogar futebol no país de nuestros hermanos. Quem sabe se o sonho não se concretiza e daqui a uns anos está a jogar no Barnabéu com a camisola do Real Madrid. Obrigado Diego!

Este mês de Junho foi dedicado a captações, a maioria dos atletas presentes são oriundos da nossa formação, que continua a dar provas de estar no bom caminho. Apareceram também miúdos de outros clubes. No global posso dizer que há atletas de qualidade que em Setembro continuaram a prestar provas e que num futuro, caso sejam seleccionados, serão integrados na equipa da melhor maneira possivel.

Por hoje fico por aqui, há mais a dizer, hoje apenas falei destes assuntos por alto mas irei especificar este assunto dos treinos de captação, bem como dos processos que utilizo na preparação da próxima época.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Saudades de te "ler"!

As captações é um assunto da extrema importância, é urgente debater-se sobre este tema para que todos possam tirar o máximo partido dele.

Não me agrada em nada a maneira como a generalidade dos clubes/treinadores fazem captações para as suas equipas.

Aguardo pela tua contribuição.

Abraço!