Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Opções do treinador


Voltando esta semana ao funcionamento “normal”, hoje é dia de mais um post do diário de treinador.

Numa altura em que muitos dos treinadores estão a pensar na próxima época e a aproveitar as férias, no meu caso os treinos continuam, optámos por continuar este mês com os treinos na escola de futebol. Assim, tenho aproveitado para potencializar alguns processos na turma que será a base das nossas equipas de escolas B e C.

Mas não é esse assunto que vou aqui abordar, irei voltar a falar dos treinos da captação. No último treino de captação optei por realizar um jogo entre os atletas que já pertenciam à minha equipa e os miúdos que estavam ser observados.

Algumas das pessoas que estão a ler este texto podem perguntar. Qual o meu objectivo com este jogo no último treino?

Não sei se foi correcto o que fiz em termos pedagógicos, realmente tive muitas dúvidas, mas acabei por ir com esta ideia para a frente. Por diversas ocasiões, no final deste período de captações ouvimos pais e miúdos a dizer, “não fui escolhido mas jogava melhor que muitos que foram”, “o meu filho tinha claramente lugar naquela equipa”. Ora este treino foi um pouco para tirar essas “ilusões” aos pais e aos jovens. O resultado final desse jogo foi desequilibrado, tal como eu esperava.

No final do treino pedi a todos os atletas que estavam a ser observados para ficarem mais um pouco no treino para eu conversar com eles, enquanto aos restantes disse que podiam ir embora. Essa conversa foi baseada nesse jogo. Perguntei o que eles tinham achado do jogo e prontamente me responderam que eles jogavam muito bem (também os pais referiram o mesmo no final do treino). Aproveitando essa resposta tentei que eles percebessem porque seria difícil para eles entrar naquele grupo, que apenas 1 ou 2 iriam ter essa possibilidade. Eles entenderam e perguntaram-me se já tinha decidido, respondi-lhes que não, mas que cada um deles observasse os colegas à sua volta, o que cada um tinha de bom e o que tinham de melhorar. Deixei-os conversar um pouco entre eles e no fim disse, “joguem muito à bola durante as férias, divirtam-se, aproveitem e em Setembro venham cheios de força...”

Mais uma vez refiro que não sei se foi a melhor opção, foi a minha com um determinado objectivo. Acho que correu bem, pelo menos cumpri esse mesmo objectivo, se calhar noutro clube não tinha o mesmo resultado, tenho aqui de referir que a maioria dos atletas presentes nestes treinos são da nossa escola de formação, que já me conhecem há 1 ou 2 anos e eu a eles.
Foi um mês produtivo, onde já foi feita uma pré-selecção, agora é planear a próxima época, embora esta semana tenha recebido algumas informações por parte do clube que podem alterar muito deste trabalho... Esta semana haverá mais novidades....

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Foi de certo uma boa opção.

Muitos miudos que aparecem nos treinos de captação acham que têm o que é necessário para fazerem parte de uma equipa de competição, quando.. nem sempre é verdade.

Quando os miudos são mais novos, entram também os pais, para quem os seus filhos são sempre excelentes jogadores, e têm lugar na equipa "de caras".

Este ano assisti a pais, insatisfeitos por o tempo passar e os seus filhos não passarem da formação, quando outros que chegam ao clube, e ao fim de uns meses têm as oportunidades por que esperam.

Mais situações de treino como a que criaste são necessárias. Alguns pais de jogadores da formação, não têm noção da qualidade individual e colectiva das equipas de competição, e oportunidades destas, servem também para mostrar quem é que esta perto de atingir esse patamar... e quem ainda está muito longe.

Abraço!