Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Falta de organização/ambição


Afinal parece que ainda não é esta semana que este espaço volta ao seu normal funcionamento. Surgiram outros assuntos na minha vida desportiva que me levaram a despender algum tempo extra a essa vertente.

Este ano quando terminei a época tudo ficou “conversado” para continuar com as minhas actuais funções e ainda que teríamos a liberdade da direcção para avançar com um projecto para a formação, algo que considerava e continuo a considerar ser um passo importante para aquele clube, aliás todos os clubes devem caminhar no sentido de aperfeiçoar as estruturas que já possuem. Assim sendo, um grupo pequeno de pessoas meteu-se ao trabalho na elaboração desse projecto, aliás já aqui referi que tenho um documento orientador para um departamento de formação mas este projecto iria também abranger um departamento de marketing, alguns aspectos de administração etc. daí a razão de ser um grupo de pessoas cada um com as suas competências.

Depois desse trabalho iniciado, as captações feitas para a próxima época, as equipas técnicas começarem a planear o trabalho da próxima época já com base no futuro projecto, foi-nos dito pela direcção que as condições iriam mudar. Não importa aqui referir que tipo de alterações foram feitas, o importante é que pôs tudo isto em causa, o projecto já não vai para a frente, a maioria dos treinadores ira abandonar o clube e pior ainda tudo o que já foi conquistado até aqui com muito trabalho irá ser praticamente abandonado.

Ficou assim definido finalmente o que este clube pretende, apostar tudo no futebol sénior, abandonar um trabalho fantástico que estava a ser feito no clube ao nível das escolas de futebol e do futebol de formação.

No meu caso pessoal provavelmente serei um dos que irá abandonar o clube, não que essas condições alterem muito o meu trabalho, mas porque não gosto desta falta de estrutura do clube, esta falta de ambição.

Assim, neste momento, existe um projecto muito bom, pessoas muito competentes que o iriam colocar em prática e infelizmente foi tudo abandonado. Assim estou sujeito a ficar afastado da próxima época desportiva, depende das possibilidades que me surjam do que ainda me vai ser dito pela direcção do clube, mas ainda assim fico de consciência tranquila por ter sido fiel aos meus princípios. Onde quer que esteja a trabalhar, seja em que função for não gosto de um espírito comodista, quero sempre mais e melhor e isso faz-se com trabalho, com ideias...

Concluindo é com uma enorme pena que vejo clubes com um potencial fantástico ficarem parados, a ter nos seus quadros pessoas competentes com vontade e ideias concretas para melhorar o que já existe e o clube a não querer ouvi-las e a deixá-las irem para outros clubes, para outros projectos. O futuro provavelmente irá dar razão ao grupo de pessoas que pensa como eu e que neste momento ficaram desiludidas com o futebol...

2 comentários:

Diogo Sousa disse...

Boas Ricardo,

Antes de mais, só em jeito de curiosidade gostava de saber o nome do clube onde “trabalhas”.

Aprecio muito o teu e o de muitos outros treinadores “amadores”, por isso acho pena alguns (muitos) clubes não apostarem a sério nas camadas jovens.
Os fundos podem não ser muitos mas apostar nos miúdos e na sua formação como atletas e como (o mais importante) homens é muito importante, tirar os miúdos das ruas e dar-lhes um rumo em algumas localidades é muito importante.

A aposta nos seniores e outra questão que acho importante e simples, se não se apostar nas camadas jovens como é que se terão seniores?! É tão simples quanto isto…

Gostava que treinasses esta época porque gostava de ler as aventuras da tua equipa de miúdos. Outra curiosidade que tenho é se ganhas dinheiro nesse clube, porque tenho algum conhecimento de clubes da minha região e em 25 clubes que conheço +/- só em 3 é que os treinadores/formadores ganham dinheiro.

Abraço

Ricardo Damas disse...

Caro Diogo,

Não irei divulgar o nome do clube, penso que não é necessário para a "compreensão" deste post nem acho correcto fazê-lo.

Como tenho no meu perfil sou um estudante de ciências do desporto, o meu futuro é ligado ao desporto, é para isso que estudo, é esta actividade que faço com um gosto enorme que será a minha profissão, logo nunca puderá (e não o é), ser encarada com amadorismo.

Também eu acho que o desporto e neste caso o futebol é um veículo extraordinário par formar homens e quem sabe algum “jogador de futebol”, logo é importante apostar no futebol jovem.

Eu também gostava de continuar a treinar e acredito sinceramente que o vou fazer, mas mesmo que não o faça este espaço continuará activo e a funcionar nos mesmos parâmetros.

Um Abraço