Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

terça-feira, 4 de março de 2008

FUTEBOL JOVEM E O MUNDO: Fiorentina


Esta semana irei falar de um clube pelo qual muitos portugueses têm um carinho especial. A Fiorentina.

Quando em 2002 o clube foi castigado e despromovido à série C2 (4ªdivisão) muito pensaram que seria o fim mas, a família Della Valle resolveu investir e entre outras decisões contractou Pantaleo Corvino ao Lecce, já em 2005, para a formação do clube.

Após 7 anos no Lecce, Corvino aceitou a proposta “O meu trabalho na Fiorentina é trazer, para o nosso futebol jovem, jogadores que futuramente estejam prontos para entrar na equipa principal e que tenham um elevado valor nacional e internacional.”

Corvino fala dos seus deveres como coordenador da formação, e como pensa que deve ser avaliado o seu trabalho. Alguns clubes, portugueses e estrangeiros, deviam ter acesso a estas palavras, “ Os recursos técnicos de uma equipa não podem apenas ser medidos pelo que o conseguem ir comprar mas também pelo que conseguem produzir internamente nas suas camadas jovens”

Para explicar o seu segredo para descobrir jovens talentosos, onde Corvino marca a diferença em Itália, refere, “Quase toda a gente consegue identificar um jogador decente, mas compreender o potencial de um jovem é trabalho para um especialista”. Eu também desempenho funções de observação e tenho exactamente esta opinião. Acredito sinceramente que o facto de treinar diversos miúdos nos últimos anos me tem ajudado a perceber este potencial nos jovens, embora a experiência seja dos principais factores, penso que melhoramos a cada observação, a cada treino.

Depois de seleccionados esses jovens talentosos é fundamental fazer um trabalho de qualidade ao nível do treino. Para tal são necessários treinadores de qualidade porque senão provavelmente o que irá acontecer é arruinar esse potencial anteriormente observado. Corvino dá liberdade a cada treinador, tal como os jogadores, não há dois treinadores iguais, cada um tem as suas ideias. Assim todas as semanas há uma reunião onde essas ideias são discutidas sempre com base nas ideias que o clube pré estabeleceu. Para o clube, nas camadas jovens o principal objectivo é o desenvolvimento dos aspectos técnicos sobrepondo-se à vertente táctica.

Tive acesso a um “plano de treino” da equipa sub-15 da Fiorentina, equipa essa treinada por Stefano Carobbi. Posso dizer que não me fascinou, por exemplo, para aquecimento têm aquele exercício típico dos jogadores frente onde um atira a bola com a mão e o colega vai passando de primeira, de cabeça, etc. Tem também, já na parte principal um exercício de marcação individual e o clube justifica essa opção dizendo que os defesas perderem a habilidade para marcar!

Concluindo, concordo com algumas ideias que o coordenador da formação, Corvino, transmitiu, mas observando a sessão de treino fiquei algo frustrado com o trabalho realizado.

3 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Ficaste tu e fiquei eu.

Em termos de organização está muito bom, em termos de "visão" está excelente.

Mas esperava mais das opções para os treinos.

Mas ainda bem que existem exemplos destes, com coisas boas e menos boas, para podermos criticar, debater e tentar tirar sempre algo dessa discussão.

Nelson Oliveira disse...

existe alguma possibilidade de ter acesso a esse plano de treino?

Abraço

Ricardo Damas disse...

Caro Nélson,

Teria muito gosto em partilhar o plano de treino mas não sei de que forma o poderia fazer mas entrarei em contacto contigo.

um abraço