Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Bom jogo


Esta semana o jogo era contra a melhor equipa do campeonato. Equipa essa que irá acabar o campeonato só com vitórias e com uma enorme diferença no saldo de golos.

O trabalho incidiu sobre a organização defensiva, espírito de sacrifício e agressividade. Todos os miúdos sabiam que era muito complicado vencer este jogo mas notei durante a semana uma atitude extremamente positiva em relação ao jogo.

Era muito importante começar bem, segurar o ímpeto ofensivo da equipa adversária e à medida que o tempo fosse avançando ganhar confiança e procurar a surpresa, mas no primeiro minuto do jogo, num lance muito estranho a bola, entre alguns ressaltos, passa a linha de golo, ninguém ficou com a certeza se tinha sido golo ou não, aliás nenhum atleta nem espectador festejou o golo. Fiquei com algum receio da reacção dos miúdos a este golo mas novamente fizeram questão de provar que têm uma excelente atitude e sem receio disputaram o jogo de igual para igual durante a primeira parte, inclusive tivemos uma excelente oportunidade de golo que infelizmente não foi aproveitada. A primeira parte acabou com o resultado de 0-3, sendo que o último golo foi no último minuto. Não estávamos com sorte, mas foi uma primeira parte muito positiva.

A segunda parte já não correu da forma que eu estava à espera, cometemos alguns erros e estas equipas aproveitam e vão dilatando o resultado. Outro dos objectivos que tinha para este jogo era conseguir um golo e infelizmente não conseguimos, ainda acertamos duas vezes nos postes! O jogo acabou com uma resultado exagerado de 0-8, não mostra o que realmente se passou, no global fizemos uma jogo muito bom e onde se notou claramente que a equipa está a evoluir e sinceramente sendo uma equipa com jogadores sub-9 e sub-10 é isso que me deixa satisfeito e foi isso que lhes transmiti no final e que eles assimilaram e concordaram.

Agora que esta segunda fase está a chegar a um ponto importante sinto-me satisfeito com o trabalho realizado. Tenho todos os meus jogos gravados e é perfeitamente visível a evolução porque estão a passar estes jovens. Ainda há muitos jogos e temos de continuar a trabalhar.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Senti o mesmo em relação ao meu jogo com a tal equipa mais forte da serie.

Primeira parte impecável, e na segunda parte as coisas descontrolaram-se um bocado.

Esta semana volto a jogar com eles, estamos muito melhor, espero que o jogo corra pelo menos tão bem quanto o anterior.