Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

DIÁRIO DE TREINADOR: Processo de treino


Hoje tive um professor que disse uma frase, num meio da aula, que me ficou na cabeça durante todo o dia. "Ninguém treina aquilo que não sabe fazer, primeiro aprende-se."

Concordo plenamente com esta frase, primeiro ensinamos aos nossos atletas depois vão treinar essas aprendizagens com o objectivo de as aperfeiçoar. Para muitos provavelmente isto vai parecer lógico mas acreditem que a realidade já me mostrou que nem todos pensam nisto.

Já houve treinadores que me disseram que ficam admirados com os seus atletas, nos jogos não fazem aquilo que ele os manda fazer nos treinos. Eu pergunto-me, será que ele os ensinou a fazer? Um exemplo prático, nos diversos jogos que vejo, seja os meus ou de outras equipas, diversos treinadores ficam alterados quando os seus jogadores “vão à queima”. É comum ouvir o treinador gritar, “estou farto de lhe dizer isto nos treinos”.

E porque não optar por ensinar o atleta o que é a contenção? Transmitir para o que serve e quais as vantagens que ele pode alcançar ao efectuar correctamente esse principio de jogo. Aí sim podemos ir para o treino aperfeiçoar e com toda a certeza que irá correr melhor.

Muitos dos treinadores esperam que os seus jogadores joguem de uma forma que parece um jogo de playstation, isto é, eles do banco dizem, a cada situação que ocorre no jogo, o que eles devem fazer o mesmo se passa nos treinos. Eu sou da opinião que os devemos ensinar a pensar, ou seja, que eles saibam qual a melhor forma de resolver determinado problema. Assim quando acontecer uma situação de 1x1 o meu jogador já não “vai à queima” e eu não digo, “estou farto de lhe dizer isto nos treinos”.

2 comentários:

Nelson Oliveira disse...

Realmente é uma frase simples mas que resume muito daquilo que deve ser um treinador, sobretudo do futebol de iniciação: um professor de futebol.

Tem forçosamente que existir o cuidado não só de pedir ou de exigir determinada acção, mas sim faze-los perceber o pké dessa exigências, os seus benefícios, de que forma os vai ajudar a ter melhores desempenhos.

É um trabalho longo, paciente mas que bem feito...se torna perfeitamente claro a cada semana que passa.
E ,quanto a mim, mais do que resultados no futebol de iniciação é essa evolução constante e surpreendente que me faz chegar ao final de cada semana com um sentimento de dever cumprido e de orgulho no meu trabalho e no desempenho dos miúdos.

Dennis Bergkamp disse...

=)

Ainda ontem, estava com o meu colega a planear os treinos da semana e estivemos a falar exactamente da mesma coisa.

A mesma coisa se podia dizer da formação de treinadores: "estou farto de lhes dizer isso"

Se não treinamos uma "coisa", como é que podemos exigir que os jogadores a façam nos jogos?