Frases que dizem muito...

"A forma não é física. A forma é muito mais do que isso. O físico é o menos importante na abrangência da forma desportiva. Sem organização e talento na exploração de um modelo de jogo, as deficiências são explícitas, mas pouco têm a ver com a forma física." (José Mourinho)

quarta-feira, 5 de março de 2008

DIÁRIO DE OBSERVADOR: O dilema de Bilbao


Esta última semana foi pródiga em curiosidades relacionadas com o Atlético Bilbao. Conhecido pela força da sua “cantera” e política desportiva que só permite a integração de jogadores bascos, ou com origens bascas, o Atlético tem vivido um debate interno muito interessante, nos últimos dias, sobre toda a sua filosofia enquanto representante máximo da Pátria Basca.

Tudo porque Enric Saborit, de 15 anos, lateral esquerdo catalão que frequenta as escolas do Espanhol de Barcelona, deverá ingressar no Atlético na próxima época. Enric Saborit, que é visto, como um jovem muito interessante, inclusive já realizou vários jogos pela selecção catalã.

Este jovem vai mudar-se para o País Basco, onde reside a sua mãe que depois de visitar a academia do Atlético, terá acordado com os responsáveis do clube a sua integração no clube.

Como seria de esperar, as opiniões dividem-se. O coordenador da formação do Atlético, Luís Solar, considera existirem dezenas de casos similares ao longo da história do clube e que, por isso, não há nenhuma alteração profunda na filosofia do Atlético, já um dos seus antecessores no cargo, José María Amorrortu defende que este é um caso atípico, sem precedente, mas embora o aborde com algumas reservas, não o considera, à partida, inválido.

Outro dos assuntos em destaque na semana diz respeito aos dois jovens que o técnico Joaquín Caparrós utilizou na equipa principal, no amigável contra o Amorebieta, da terceira divisão local. São eles Iker Muniain e Jonás Ramalho. O destaque é ainda maior dado a idade dos atletas. Muniain tem 15 anos e Ramalho 14!

Se pensa que a notícia acaba nas idades dos atletas engane-se, a utilização dos dois jovens traz ainda outras particularidades. Jonás Ramalho, ou ‘El Adelantado’ como já é conhecido, não foi só o mais jovem jogador de sempre a alinhar pela equipa principal do Atlético de Bilbao, como o primeiro atleta negro a fazê-lo. De origens humildes, filho de pai angolano e mãe basca, Ramalho nasceu bem perto de San Mamés e é tido como uma das grandes, talvez a maior, esperanças da formação do Atlético de Bilbao, onde evolui há cerca de cinco anos, depois de ter começado nas escolinhas de futebol Lagun Artea, em Leioa, terra da progenitora.

1 comentário:

Dennis Bergkamp disse...

Das duas uma, ou este pessoal joga muito FM, ou então a "cantera" é mesmo uma bomba.

A uns tempos lembro-me de ouvir qualquer coisa acerca de uma lei que não permitia que o Aimar fizesse 2 jogos seguidos devido ao seu peso.

Não há também leis que limitam a idade de participação nas equipas principais?

É de louvar a aposta nos jovens ( até porque o mercado basco não é assim tão grande, por isso não têm muita alternativa ) mas sera que os miudos estão preparados para estar já com senoires?